Eleições de conselheiros será no domingo

0
859

Todo o cidadão com título de eleitor (ou documento de identidade) inscrito em uma zona eleitoral da região poderá votar na eleição do Conselho Tutelar da Lapa neste domingo, 25. Treze candidatos disputam as cinco vagas da Lapa, entre eles três dos atuais conselheiros que buscam a reeleição.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vitor Benezs Pegler, lembra que a eleição será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) em urnas eletrônica espalhadas em 14 locais de votação.
Pegler explica que ao contrário da eleição anterior onde se votava em um grupo de cinco conselheiros, este ano o eleitor poderá escolher um só candidato para mandato de 3 anos (2008/2011).

Mudança positiva

Para o advogado e membro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ariel de Castro Alves, a alteração no processo eleitoral é positiva. “Essa mudança é importante porque antes os partidos políticos investiam em um grupo”.
Alves acredita que a alteração não elimina antigos vícios de políticos e entidades.“Mas dessa vez, se eles quiserem, vão ter que concentrar o apoio em um único candidato”, comenta o especialista.
Segundo o advogado, com o novo sistema haverá pluralidade de opiniões. “Vão entrar candidatos com diversas ideologias. Isso é importante para o conselho”, relata Alves. “Nós esperamos que sejam eleitas pessoas que tenham um maior compromisso com a comunidade e a defesa dos direitos da criança e do adolescente”, orienta ele.
Alves ressalta ainda a importância do cargo de conselheiro para a defesa de direitos como vagas em creches e escolas, atendimento psicológico e questões ligadas a Vara da Infância e Juventude. “Eles podem entrar em estabelecimentos públicos e privados e requisitar, inclusive, apoio policial para fazer a averiguação de uma denúncia que envolva criança e adolescente”, frisa Alves, explicando o poder de um conselheiro.

Como votar

Para saber o local de votação, basta acessar o site da Prefeitura (www. prefeitura.sp.gov.br) e clicar no ícone “Participe da eleição do Conselho Tutelar”, depois em “locais de votação”, preencher os dados da zona e sessão do título de eleitor, clicar em consultar para saber o endereço. Informações pelo telefone 3113-9652.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA