Estudantes lutam pelo atletismo

0
1105

Foto:

Lisangela da Cruz e Ronald Odair Oliveira Julião

Os alunos do 3º Ano de Ensino Médio do Colégio Pré Médico, Lisangela da Cruz e Ronald Odair Oliveira Julião, são pouco conhecidos no bairro. Mas muito aplaudidos nas pistas de atletismo do Brasil e da América do Sul.
Lisangela é a atual campeã brasileira no lançamento de dardo na categoria menor. Há dois anos competindo, ela já conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Menor, realizado em Assunção, no Paraguai. A estudante de 17 anos arremessou o dardo de 600 gramas a uma distância de 43,49 metros. Lisangela conseguiu 49,95m no Campeonato Brasileiro da categoria, que foi realizado em Londrina (PR), superando o índice de 49 metros para o sul-americano da categoria, que acontece neste final de semana, em Guaiaquil (Equador). A estudante ficou em segundo lugar na prova.
Nascida em Piacatu (interior de SP), Lisangela mede 1,75m e pesa 94 quilos. A atleta também disputa arremesso de peso (bola pesando quatro quilos) e de disco (um quilo). “Adoraria seguir a carreira no atletismo, mas é uma área que ainda não é dada o devido valor. Pretendo fazer faculdade de Educação Física ou de Fisioterapia para me manter ainda dentro do esporte”, disse a esperançosa atleta.
No mesmo Campeonato Brasileiro de Atletismo da categoria, Ronald conquistou, no dia 17 de maio, índice para o Pan-Americano juvenil, que será realizado em Barbados, em julho. Ele conseguiu lançar o disco a 57,06m de distância, acima da marca dos 55,50 metros exigidos. Também vai disputar o sul-americano no Equador.
O estudante detém a melhor marca da América do Sul na categoria menor em 2002. Ele lançou o disco de 1,5 quilo a uma distância de 56,78 metros, recorde brasileiro na categoria. Também é dono da melhor marca no paulista, com 53 metros. Ronald também é campeão estadual de arremesso de peso (bola de cinco quilos), com a marca de 17,02m e ficou em terceiro lugar no último Sul-Americano.
O atleta de 17 anos pesa 95 quilos, distribuídos em 1,93m de massa muscular. Há três anos no esporte, o adolescente luta para atingir o índice na categoria juvenil. No arremesso de peso, precisa lançar uma bola de seis quilos a uma distância acima de 17 metros. Até agora, ele registrou 15,89 metros. “Quero superar meu desempenho e conseguir índice técnico para disputar novos torneios internacionais”, afirma o obstinado Ronald.
Os atletas amadores fazem parte do Projeto Futuro, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer. A rotina é puxada. Os alunos ficam de manhã no Pré Médico, onde contam com bolsa de estudos. Treinam de segunda a sábado, das 14 às 19h, no Centro Esportivo do Ibirapuera. Estudam para as provas somente das 20 às 23h. Diariamente, são cinco horas de treino. Musculação durante três vezes por semana, além do esforço físico e psicológico constante nas competições, realizadas em quase todos os finais de semana. Lisangela e Ronald são treinados pela exigente técnica Fátima Germano. Os dois competem pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho, que também os ajuda.
Como todo atleta amador, eles precisam de patrocínio. “Necessitamos de material esportivo, roupas e também uma força para conseguirmos vencer americanos e alemães, os melhores do mundo na categoria”, dizem em coro os brasileiros, que ainda darão muitas alegrias para o nosso esporte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA