Estudantes participam de palestra sobre reciclagem

0
749

Foto:

Marcos Vaz fez uma palestra de conscientização sobre a coleta e destino de materiais

Os alunos do Colégio Mário de Andrade (da rua Clélia) e Pré Médico (Rua D. João V) participaram da palestra do diretor do Reciclázaro, Marcos Vaz, sobre a importância da coleta seletiva e do consumo responsável do uso de plásticos pós-consumo e outros materiais recicláveis, quinta-feira, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.
O palestrante provocou a reflexão e participação dos estudantes ao revelar dados como a produção diária de lixo na cidade (um estádio do Pacaembu por dia – 17 mil toneladas).
A iniciativa faz parte da campanha desenvolvida pela Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos em parceria com a Reciclázaro com o objetivo de incentivar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como sacolas, garrafas (Pet) e embalagens plásticas além de outros produtos como papel, latinhas, vidro e óleo de cozinha.
Durante sua palestra, Vaz apresentou um vídeo sobre as oficinas desenvolvidas pela entidade, que a partir de materiais descartados e transformados em novos produtos como bolsas e móveis. A entidade além de retirar os materiais do meio ambiente trabalha a inclusão social de moradores em situação de rua com os cursos de profissionalização.
Uma cartilha de educação ambiental “Lalá e a sacolinha falante”, feita de plástico reciclado foi distribuída aos alunos com dicas de uso consciente e descarte correto das sacolas plásticas, explicando os “3Rs” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). “É preciso consumir com responsabilidade e somente comprar o necessário”, alertou o palestrante. “Recentemente, foi lançada uma que agüenta até seis quilos, o objetivo é reduzir o uso das sacolas de plástico para que diminuir o impacto na natureza”, disse Vaz, lembrando que o material leva cem anos para se decompor na natureza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA