Evento lembra os jovens heróis de 32

0
1101

Foto:

Monsenhor Tarcisio abençoa a inauguração do Museu

a comunidade e autoridades civis, representantes da Polícia Militar e do Exército, para o desfile de tropas, cavalaria e veículos motorizados da PM, na manhã da última quinta-feira, 25, na Praça John Lennon, no Alto da Lapa.
Organizado pelo Núcleo Lapa da Associação Cívica Veteranos de 32 – MMDC e pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana – 5 (CPAM -5), além da participação do 21º e 22º Depósito de Suprimento do Exército, o evento contou com uma tropa vestida com o fardamento da Revolução A manifestação também marcou a inauguração da Biblioteca e do Museu Maria Soldado, que teve o acervo da Revolução Constitucionalista de 32 transferido do Mausoléu do Obelisco do Ibirapuera para o prédio anexo ao Colégio Santo Ivo, da Rua Duarte da Costa, 1246.
O idealizador do Núcleo Lapa do MMDC, presidente da Comissão do Resgate da Memória e diretor do Museu, José Carlos de Barros Lima, lembrou que, naquela época, a política de Getúlio Vargas desagradava os paulistas. Estes reivindicavam uma nova Constituição, eleições e o fim do governo provisório. “Desde 2001, nesta praça são cultuados os ideais constitucionalistas de 32. Ideais de procedimentos éticos, morais e de cidadania”, disse ele, lembrando ainda que no dia 23 de maio de 1932 foi realizado um comício reivindicando uma nova Constituição para o Brasil, na esquina da Barão de Itapetininga com a Praça da República. Esse ato terminou em conflito armado, onde quatro estudantes morrem: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o que explica a data e as iniciais MMDC, sigla que se transformou em símbolo da revolução. Além disso, durante a comemoração, 1 pessoas foram homenageadas com a medalha comemorativa da data.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA