Ex-cooperativa pode dar lugar a prédios

0
1216

O processo de demolição dos galpões da antiga Cooperativa Agrícola da Cotia na Avenida Kenkiti Shimomoto com a Avenida Jaguaré – imóveis com processo de tombamento em análise pela Prefeitura – denunciado pelo Jornal da Gente na edição de 17 maio – foi interrompido pela ação do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) junto à Sub Lapa.
Segundo apurou a reportagem do JG, a construtora São José pretende erguer no local torres comerciais, que ocupariam o lugar dos antigos galpões. Para tanto, iniciou em maio a demolição da antiga estrutura.
Após publicação de matérias mostrando o início da destruição de um bem em processo de tombamento, o DPH solicitou à Sub Lapa providências para que a empreiteira fosse notificada da irregularidade.
Um engenheiro da construtora São José ouvido pelo JG confirma que a empresa foi multada (não havia autorização para a realização de obras de demolição) e notificada que o bem está sob análise do DPH. “Existem dúvidas em relação a qual área do terreno existe a análise de tombamento. Sendo assim, suspendemos a demolição até que o DPH se pronuncie a respeito”, disse o engenheiro.
Segundo apurou o JG, a tendência é que o DPH proponha o tombamento de uma parte da antiga cooperativa, liberando a outra, justamente, aquela em processo de demolição.
Mesmo assim, a área em questão tem zoneamento restrito. O terreno da antiga cooperativa está assentado sob uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e os prédios foram classificados como Zona Especial de Proteção Cultural (ZEPEC).
Uma vez que parte dos prédios deixará de existir, a ZEPEC ficará extinta nessa área a ser liberada pelo DPH. No local, passaria então a prevalecer a Zona Especial de Interesse Social, que privilegia a construção de moradias sociais populares.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA