Exército transmite cidadania

0
1854

Foto:

William Pina Botelho, Carlos Euclides Olchowsky e Marcos José Gonçalves

Cidadania é um conceito muito amplo para explicar em poucas palavras. Uma das possíveis interpretações deste termo é a preparação do 21º Depósito de Suprimento do Exército. A corporação recebe jovens de diversas condições de educação e renda, que necessitam de informação sobre símbolos nacionais, instituições e tradições do Brasil. “O principal objetivo do Exército é defender os poderes constituídos, a integridade territorial e a ordem estabelecida. Auxiliamos no sentimento de amor à pátria, mas esta função de transmitir conhecimento e cidadania é sobretudo da escola”, observa o chefe do 21 D Sup, coronel Carlos Euclides Olchowsky da Cruz.
O tenente William Pina Botelho faz a instrução dos recrutas que chegam, Anastácio. Ele disse que orienta os jovens – muitos deles sem base familiar sólida – para conseguir passar os conceitos básicos como pátria, instituições, tradições e símbolos nacionais, como bandeira, selo, armas nacionais e o Hino Nacional. “Muitos não sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro. Ensinamos a letra de Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva para os nossos jovens”, disse o tenente, afirmando que aprendeu a respeitar mais a cultura brasileira desde que desempenha função militar na corporação há cinco anos.
Botelho transmite em suas palestras, por exemplo, que a Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. A bandeira fica permanentemente no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes do Distrito Federal. As solenidades especiais de substituição da Bandeira do Brasil acontecem no primeiro domingo de cada mês. Nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional durante o ano letivo pelo menos uma vez por semana.
No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12h, com solenidade especial. A bandeira brasileira deve ficar em lugar de destaque, no meio das demais bandeiras. Ela também deve ser guardada em local digno. À Bandeira Nacional nunca se abate em continência. “Infelizmente, a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional não são tratados de forma respeitosa em eventos esportivos e culturais como se devia. Tentamos, na medida de possível, corrigir estes erros entre os membros da nossa tropa”, conclui Botelho.
Quem quiser mais informações sobre o assunto pode ligar para o telefone 3648-0480.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA