Fábrica lapeana constrói vagões que viajam o mund

0
914

A Alstom concentrou a sua produção de vagões do metrô na unidade industrial, localizada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Vila Anastácio. Com presença em mais de 70 países, a multinacional francesa do setor de transportes e energia pretende exportar vagões a partir da Lapa. A divisão fechou negócios para a construção de carros para os metrôs de Nova York (EUA) e Santiago (Chile). A empresa também conta com duas unidades do setor de transporte nos bairros de Casa Verde e Limão, que fazem o desenvolvimento de sistemas e centros de controle operacional. A unidade da Lapa, porém, tem importância nacional, segundo a Alstom, “uma vez que é a única fábrica no Brasil produzindo carros para metrôs. Nenhuma outra companhia no país tem esta característica”.
Até o final do ano, a unidade da Lapa da Alstom deve produzir 50 carros por mês, cinco a mais do que atualmente. Para dar conta dos pedidos internacionais, a fábrica possui 15 mil metros quadrados, empregando dois mil trabalhadores. No Brasil, são 5.400 pessoas trabalhando em suas unidades. Desde 1997, cerca de US$ 20 milhões foram investidos na fábrica da Lapa. A Alstom ainda está à procura de novos terrenos no entorno da sua divisão para conseguir ampliar sua capacidade produtiva, pois novos contratos nacionais e estrangeiros podem ser assinados.
Segundo a assessoria de imprensa da multinacional, a Alstom se estabeleceu na Lapa há quase seis anos porque adquiriu a parte industrial da antiga Mafersa, que também se dedicava ao mercado ferroviário.
A empresa brasileira, por sua vez, se instalou no bairro por causa da sua vocação nas oficinas de reparos para dar conta dos serviços da estação ferroviária da São Paulo Railway, iniciada em 1897, que vieram realmente dar ao local a fisionomia do bairro.
De acordo com a Alstom, o crescimento da Lapa esteve marcado pela indústria ferroviária, sendo aproveitada a estrutura pela multinacional francesa. Hoje, a unidade da Lapa se transformou numa plataforma de vendas para o mercado internacional de transporte metro-ferroviário. O faturamento da empresa no Brasil é de 581 milhões de euros (cerca de R$ 630 milhões), sendo que a participação do segmento de transporte, onde a unidade Lapa está inserida, representa 20% do total.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA