Festa destaca pioneirismo do bairro

0
969

Maria Isabel Coelho

A comemoração do Dia da Sociedade Amigos de Bairros reuniu centenas de dirigentes de entidades de todo o Estado de São Paulo na manhã do domingo, 12 de março, na Câmara Municipal de São Paulo.
O evento contou com a presença do presidente do Conselho das Sociedades Amigos de Bairros da Região da Lapa, José Benedito Morelli, o Boneli, e vários membros da entidade lapeana além de políticos como os deputados federais: Arnaldo Faria de Sá e Ricardo Izar, presidente da Comissão de Ética da Câmara Federal.
Homenageado no evento, Boneli lembra que a história desse tipo de organização comunitária, chamadas de sociedade amigos, começou na Lapa, na década de 20, com a fundação da Sociedade Amigos de Vila Ipojuca. “Mas a entidade só foi oficializada em 1951”, afirma.
Alguns registros informais da época dão conta da evolução desses movimentos populares após o término da Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, quando teve início uma grande evolução urbana, não planejada. Foi o período da expansão industrial, entre as 1955 e 70, que com crescimento desordenado teve comprometido o atendimento dos serviços públicos das cidades. Nesta época surgiram inúmeros movimentos comunitários, multiplicando as sociedades amigos em várias localidades do país.
De acordo com Boneli, hoje são cerca de 4 mil sociedades amigos ou associações de bairro. “No âmbito nacional, são mais de 20 mil”, contabiliza ele, lembrando que 50% das benfeitorias realizadas na região da Lapa foram conquistas da luta das sociedades. “A Lapa cresceu sob a batuta das Sociedades Amigos de Bairros”, ele.
Em sua análise, as reivindicações mudaram muito. “Antes era tudo coletivo, hoje é mais individual”, frisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA