FILOSOFIA BEM HUMORADA

0
1023

Recomendada para o público juvenil, a peça Big Bang, em cartaz no Sesi Leopoldina, agradou em sua pré-estréia, dia 10 de maio, um público de faixa etária bem maior. Jornalistas, empresários e representantes de instituições comunitárias aplaudiram de pé os artistas da Companhia Truks Teatro de Bonecos, que propiciaram um espetáculo de rara sensibilidade.
A peça recria a história do mundo, a partir de seu provável momento inicial, o Big Bang, e termina com os constantes questionamentos da sociedade acerca do destino. Tudo contado por meio da ação de bonecos, manipulados simultaneamente por três atores. “É um trabalho inspirado numa técnica japonesa denominada Bunraku. Essa múltipla manipulação dos bonecos permitem a incorporação de movimentos humanos de grande precisão. ”, explica o diretor do espetáculo Henrique Sitchin. “Além disso, utilizamos conceitos cênicos como teatro negro e teatro de objetos”, acrescenta ele.
Segundo Sitchin, Big Bang foi concebida no final dos anos 90, mas não seguiu avante por falta de patrocinadores. “Só agora retomamos o projeto, graças ao apoio do Sesi . E devo confessar que em mais de 15 anos de estrada, jamais havia encontrado uma acolhida tão forte e significativa como essa aqui na unidade Leopoldina”.
A encenção, sustentada apenas nos movimentos dos bonecos e nas técnicas teatrais parte da gênese da história e, posteriormente, da vida para retratar alguns dos fatos mais marcantes da trajetória da humanidade.” Assim percorreremos momentos cruciais de nossa história seguindo curiosas interpretações dos fatos”, conta o diretor. “Assim, retrataremos a aventura humana sobre a terra em um espetáculo rico em, imagens, humor e poesia”, conclui.
A peça aborda assuntos variados, que vão desde de relatos bíblicos e devaneiros filosóficos até inspirações poéticas ou pesquisas científicas para criar uma metalinguagem proposital. De acordo com a companhia, a proposta é substituir o cartesianismo presente no ensino escolar da história pela criação de uma aparente confusão de significados que pressupõe inúmeras leituras possíveis. “É um rico e criativo exercício de invenção cênica e reinvenção das realidades conhecidas. Tal jogo, feito em linguagem e estrutura ágeis e imageticamente fortes, atrai interesse e identificação dos jovens por suas buscas de expressão de suas leituras próprias sobre as coisas. A construção das interpretações próprias e do modo particular de interagir com a sua herança sociocultural refletem a busca essencial dos jovens”, finaliza Sitchin.
O espetáculo, que tem 60 minutos de duração, é parte do projeto de comemoração dos 15 anos da Companhia Truks.

Big Bang

Local: SESI Vila Leopoldina – R. Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina
Datas: de 11 de maio a 2 de julho de 2006
Horário: quinta-feira, sexta-feira e sábado, às 20 horas; domingo às 18 horas.
Entrada: franca
Recomendação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA