Formatura na Estação Especial

0
1048

Foto:

Lú Alckmin entre as diretoras da Estação Especial da Lapa

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Os 17 alunos do curso de Panificação da Estação Especial da Lapa se formaram na última quarta-feira, dia 2 de março. Para uma turma especial, portadores de deficiência visual, auditiva, mental e física, aprender a fazer pães deixou de ser uma atividade em que professor e aluno limitavam-se somente a uma lousa com receitas escritas, alguns ingredientes, instruções básicas e mão na massa. Passou a ser uma terapia.
A cerimônia contou com a participação da presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, que entregou os certificados de conclusão aos alunos. Segundo ela, os cursos profissionalizantes possibilitam a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho e consequentemente, no convívio social. “A importância desse trabalho é o resgate da auto-estima, cidadania e dignidade das pessoas portadoras de qualquer espécie de deficiência. É plenamente possível que elas se adaptem e realizem um trabalho igual às demais pessoas”, afirma Lu Alckmin, ressaltando que este trabalho só é possível através de parcerias.
De acordo com Humberto Marzinotto Filho, diretor do Senai “Horácio Augusto da Silveira”, esta parceria deverá continuar. “Temos mais de 11 cursos em parceria com a Estação Especial da Lapa. Nossa intenção é confirmar essa parceria. Não existi outra forma de avaliar este trabalho senão com a emoção, de dar oportunidade de colocação no mercado de trabalho à essas pessoas”, declara Marzinotto.
A panificação faz parte dos diversos cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais gratuitas oferecidas na Estação Especial da Lapa. Cerca de 70% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 30% à comunidade carente em geral.
Vale lembrar que ainda existem 1.500 vagas disponíveis para os cursos, oficinas e esportes adaptados.
A Estação Especial da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1.274 – Lapa. Mais informações pelo telefone 3873-6760, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 ou no site www.fundosocial.sp.gov.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA