Frio requer de cuidados com a pele

0
1209

A pele merece cuidado redobrado para prevenir o ressecamento, descamação e até eczemas causados pelo clima seco e frio do inverno. A dermatologista do Ambulatório de Especialidades da Zona Oeste, Lisandra Machado dos Santos, alerta que no inverno a barreira lipídica, que é a gordura natural que lubrifica a pele, diminui e alguns cuidados são essenciais para evitar os problemas principalmente em quem é alérgico por natureza.
Entre as dicas da especialista está a temperatura da água para o banho diário. “O banho quente e o excesso de sabonete resseca a pele, produzindo descamação e eczemas. O mecanismo de hidratação natural da pele é feito pela camada mais externa, chamada de epiderme, que impede a perda de líquido. Essa proteção é formada por lipídeos (gorduras) e proteínas e, quando é removida pela ação de sabonetes alcalinos e água quente, pode levar à desidratação da pele. Juntamente com a desidratação podem surgir coceiras, vermelhidão, sensação de aspereza e até infecções na pele”, alerta a médica.
Lisandra orienta que o ideal é o banho morno. “As pessoas precisam evitar buchas. Os sabonetes neutros são os mais indicados, pois ressecam menos a pele, mas também devem ser utilizados em pequena quantidade”, avisa a médica.
A hidratação está entre as dicas da especialista.”Após o banho, passe um creme hidratante no corpo, para evitar o ressecamento da pele. No rosto, prefira os hidratantes com filtro solar, que devem ser usados mesmo nos dias frios. A hidratação, um dos cuidados fundamentais nos dias mais frias, deve ser aplicada principalmente em idosos e crianças, que possuem uma pele mais sensível e merecem atenção especial”, comenta Lisandra , lembrando que mesmo no inverno é necessário ingerir muito líquido. “Pode ser sopa, chá e até água em temperatura ambiente. O corpo precisa continuar se mantendo hidratado”, conclui a dermatologista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA