Governador abre o palácio para a Lapa

0
683

Foto:

Alckmin em audiência com a comunidade lapeana

O dia 15 de maio ficou para a História. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu com a comunidade da Lapa durante duas horas e meia para ouvir suas reivindicações, agradecer aos elogios e prestar contas do seu governo, mostrando os projetos em andamento. Perto de 30 representantes das entidades do bairro e alguns moradores puderam conversar na audiência concedida por Alckmin na última quinta-feira. Atencioso, o governador respondeu a todos os questionamentos, apresentando soluções e justificativas.
O Conselho das Sociedades Amigos da Região da Lapa (Consabs), o Rotary Club São Paulo Lapa (RCSP-Lapa) e a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa pediram a extensão do Metrô até o bairro, tanto pela estação Barra Funda quanto pela Vila Madalena. O superintendente da ACSP-Lapa, Douglas Formaglio, afirmou que o bairro necessita de mais obras, já que a Lapa é a “rosa dos ventos da Zona Oeste”. “Reivindicamos mais investimentos no bairro, principalmente na área de transporte e trânsito, trazendo benefícios para toda a região”, acrescentou Amilton Medeiros Silva, presidente do Rotary Lapa.

Saúde e segurança

José Benedito Morelli, o Boneli, agradeceu o esforço do governador para auxiliar o bairro, principalmente nas áreas de saúde e segurança. “A polícia, através do 4º Batalhão da Polícia Militar, tem ajudado a comunidade, sobretudo em eventos como o Concurso das Poesias e de Desenhos, na parte social, com o Programa Jovem Construindo a Comunidade (JCC)”. Entretanto, o presidente do Consabs afirmou que ainda faltam mais recursos ao Hospital Sorocabana e novas viaturas da PM para fazer a segurança no bairro. “A comunidade gostaria de pedir a volta do delegado Armando Belio ao 91º Distrito Policial, que fica ao lado da Ceagesp”, disse Boneli. A moradora da Rua Mercedes, Dorothy Barbosa, solicitou um posto do Poupa Tempo na Lapa.
Depois de ouvir atentamente a comunidade, o governador Geraldo Alckmin disse que a Polícia Militar receberá um reforço de perto de 10 mil soldados. Os agentes especiais de vigilância (conhecido como guardas de muralhas) substituirão cerca de 3,8 mil policiais que fazem a vigília em presídios. Agora, os soldados poderão voltar para as ruas e proteger a população. Outros seis mil soldados temporários serão contratados para retirar os policiais dos serviços burocráticos. “Além disso, entregaremos 700 novas viaturas no Estado. Garanto que parte desses carros irão para Lapa”.
Alckmin disse que o Hospital Sorocabana vai receber R$ 236 mil para complementar as verbas federais do Sistema Único de Saúde. Além disso, será possível conseguir mais recursos com a iniciativa privada. O responsável pelo hospital, Floriano Peixoto Pereira Júnior, agradeceu a atenção prestada pelo governador. Alckmin também fez menção ao aprofundamento de três metros da calha do Rio Tietê, obra que tem como objetivo absorver as águas dos córregos. O governador acredita que a intervenção no rio demorará ainda mais um ano e meio. Cerca de 28% das obras foram feitas até agora.
A instalação do Poupa Tempo não deverá vir tão rápido, já que a prioridade neste momento, segundo Alckmin, é a expansão pelo interior, sobretudo nas regiões de Ribeirão Preto e Baixada Santista. Quanto ao Metrô, o governador disse que a prioridade é concluir as obras da linha 4 (Clínicas – Vila Sônia) até o final do ano.
Com financiamento do Banco Mundial, a integração Centro, com quatro linhas simultâneas e 10 trens novos, passará pela Luz (linha 1 – Norte-Sul), República (linha 3 – Leste-Oeste), Consolação (linha 2 – Ana Rosa-Vila Madalena), Clínicas, cruzando o Rio Pinheiros (integrando as linhas de trem), até a Vila Sônia (linha 4).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA