Grafite na estação Domingos de Morais

0
1341

Foto:

Muro da Estação Domingos de Morais: arte de grafiteiros para embelezar a paisagem

Um muro de 1,6 mil metros quadrados, da estação de trem CPTM Domingos de Morais, na Vila Anastácio, receberá um dos maiores painéis de grafite do Brasil. A iniciativa tem como objetivo comemorar os 150 anos de ferrovia no Brasil e os 450 anos da cidade de São Paulo.
Cerca de 60 grafiteiros estão trabalhando na pintura do muro, que tem 167 metro de comprimento por sete de altura. Entre os principais artistas estão Bonga, do Sindicato das Tintas, Binho e Maumeks, do grupo Terceiro Mundo, Eymar Ribeiro, do projeto Beco Escola, além de Onesto, Does, Neto e do californiano Spoze.
O desenho gigante é uma homenagem à ferrovia e foi todo inspirado em temas ferroviários, com imagens de estação, trens e pessoas. Serão utilizadas três mil latinhas de spray, além de quatro andaimes de 600 quilos. A preparação do muro foi feita com 18 latas de 18 litros de tinta látex.
De acordo com Décio Curci, reponsável pelo Projeto Grafite na CPTM, a iniciativa conta com o apoio das empresa York e Camil, que ficam próximas à estação. Curci destaca que a idéia era iniciar o trabalho no último dia 12, mas por questões de preparação do local e segurança o início dos trabalhos teve de ser adiado. Segundo ele, a expectativa é que o trabalho seja concluído no começo do ano que vem.
Décio aponta como o grande diferencial desse trabalho o fato de o grafite ser feito na parte interna do muro. “Queremos privilegiar a vista do usuário dos trens e estações. Os grafites são feitos, na maioria das vezes, no muro externo, mas quem utiliza as estações não pode ver o trabalho”, afirma.
O projeto, segundo Curci, também foi abraçado pelo projeto Pomar, do governo do Estado de São Paulo, que irá, plantar árvores no local. “Acabamos de sair de uma reunião com esta notícia. De um lado, teremos a arte dos grafiteiros e, de outro, a arte da natureza, com o apoio do projeto Pomar. Ficará um excelente trabalho”, promete. Segundo ele, a idéia é levar este projeto a todas as estações de trens da CPTM.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA