Grafiteiros pintam mega painel

0
1175

Foto:

Artistas se revezaram num longo trabalho

Mais de 120 artistas do grafite transformaram o muro interno(de 167 x 7 metros da estação) da Estação Domingos de Moraes, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Vila Anastácio, em um dos maiores painéis graffitados da América Latina.
Durante 30 horas ininterruptas, eles se revezaram para concluir o Projeto Graffiti CPTM – 30 horas de arte, dentro do prazo (30h) nos dois dias, 16(sábado) e 17 (domingo) estipulados para o trabalho.
Duas linhas usadas pelos trens cargueiros foram desativadas pela companhia para segurança dos grafiteiros durante as 30 horas de trabalho.
Para garantir a animação dos artistas, que vieram de várias partes da Capital e interior de São Paulo, além de outras partes do Brasil como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Minas Gerais, o Mc Anão do grupo Variuz, coordenou o som do hip-hop durante a execução do projeto.
Segundo um dos coordenadores do trabalho, grafiteiro internacional e membro do Conselho Estadual de Hip Hop da Secretaria de Cultura, Binho Ribeiro, a parceria com a Companhia é um projeto inovador. “É quase que um sonho para todo mundo (grafiteiro) fazer um painel com uma empresa pública como a CPTM”, declarou ele.
Na Domingos de Moraes, o tema era preservação ambiental, mas Binho explica que retratar a “Brasilidade” deu maior liberdade para a criação dos artistas. “Nos painéis abordamos o tema ‘Brasilidade’, mostrando além das questões ecológicas, intervenções folclóricos e culturais”, disse ele.

Parceria

Segundo a Companhia ferroviária, o “Projeto Graffiti CPTM – 30 horas de arte” funciona desde 2001, e o objetivo é trabalhar o jovem, integrando-o ao sistema.
De acordo com a CPTM, desde que o programa foi implantando, o vandalismo reduziu nos trens em 64%, e as pichações nas estações em 42,1%. “O grafite é um dos meios de formar cidadãos, embelezar e humanizar a cidade, além de uma alternativa para jovens talentosos ganharem dinheiro com a arte”, afirmou Tânia Sirugi, coordenadora de marketing da CPTM.
Além da Domingos de Moraes, outras estações e trens vêm sendo transformados em galerias de arte. Os trabalhos podem ser vistos em painéis e muros espalhados por todo o sistema como nas estações da Lapa (Rua John Harrisom e Guaicurus) e Barra Funda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA