Hino da Lapa espera por oficialização

0
1490

Foto:

Corporação gravou Hino da Lapa com o objetivo de resgatar história do bairro

O Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab promulgou, na semana passada, a Lei que determina a execução dos hinos dos bairros da cidade, como o da Lapa, em eventos públicos. Dentre o conjunto de leis promulgadas está a oficialização de alguns hinos como o da Zona Leste, Mooca e Interlagos, que deverão ser executados no início e término de cerimônias oficiais.
Sem um vereador que represente a Lapa e apresente um projeto na Câmara Municipal para sua oficialização, o Hino da Lapa está fora da lista oficial divulgada pela prefeitura. Mas a melodia poderá ter o mesmo tratamento dos já oficializadas se pessoas interessadas na oficialização procurarem um parlamentar que encaminhe o projeto para votação na Câmara Municipal.
Desconhecido

Não é à toa que a Lapa ainda não oficializou a melodia. Apesar de existir desde 1973, quando Adélia Victória Ferreira fez a letra e Victor Barbieri a música, o Hino da Lapa é desconhecido pela maioria dos lapeanos. A afirmação é do maestro da Corporação Operária Musical da Lapa (Banda da Lapa), Nestor Pinheiro, que gravou a música no CD da banda com a intenção de resgatar parte da história do bairro.
Para o regente, a iniciativa do prefeito é válida. “Foram vendidos muitos CDs com o hino, mas até hoje ninguém, nem morador, nem subprefeito ou qualquer outro político, procurou a banda para falar sobre o hino ou para que a música fosse executada em eventos”, disse o maestro, lamentando a falta de interesse da comunidade e dos políticos pelo assunto. A Lei também prevê que os Hinos sejam executados por bandas, o que pode colocar a corporação centenária em evidência. O Hino da Lapa pode ser conhecido nos CD vendido na sede da corporação na Rua Joaquim Machado, 99, às terças-feiras a partir das 18h30, quintas-feiras a partir das 11h as 18h, sextas-feiras, para ensaio da banda, das 19h às 22h.

Hino da Lapa

Letra: Adélia Victória Ferreira
Música: Victor Barbieri

Sou a Lapa guardiã do passado
Onde o tempo parece parar
Num presente ele é aqui transformado
Nas lembranças que o fazem voltar

Solo
Eu sou a Lapa de encantos mil
Honro São Paulo – Honro o Brasil
Ontem fui grande – Hoje maior
E no futuro – Ainda melhor

Sou também do presente apressado
Alinhada dos mais novos pendores
Em indústria, em comércio, em mercado
Arte e ciência, tenho altos valores
Vai ao solo eu sou a Lapa …

Do porvir nada temo pois forte
Sempre foi o meu povo operoso
Sei que bela será minha sorte
E o amanhã promissor e grandioso
Vai ao solo eu sou a Lapa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA