Historiadores debatem desenvolvimento

0
638

Maria Isabel Coelho

O seminário “A Ciência e a Tecnologia na História e no Desenvolvimento de São Paulo”, promovido pela Estação Ciência em comemoração ao aniversário da Cidade, teve a participação de historiadores e personalidades como o historiardor e diretor do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, e a advogada e viúva do intelectual Aúthos Pagano, Carmela Antonia Danna Pagano.
Em sua palestra, Barros Lima falou sobre a história da Lapa, do surgimento do povoamento até a transformação da região industrial em comercial e sua importância no desenvolvimeto de São Paulo. “Em 1912 circulou o primeiro bonde no bairro”, lembrou o historiador durante sua apresentação, na última quinta-feira, 26 de janeiro.
Já Carmela lembrou a vida e obra de Aúthos Pagano e a sua influência na vida e na formação das pessoas. “Eu acredito que não existiu um intelectual como Aúthos Pagano. Ele era uma pessoa que mergulhava a fundo nos livros”, disse a advogada.
Ela lembra que o marido era uma homem que amava os livros, os números, as notas musicais e as linhas que definem São Paulo como a Capital modernista.
Professor de Economia e Matemática das Faculdades de Economia do Mackenzie e da Fundação Álvares Penteado, Pagano deixou um legado de conhecimento e um patrimônio posteriormente doado ao Estado de São Paulo, pela esposa. Trata-se da biblioteca com obras de vários autores, inclusive do próprio Pagano, e da residência onde o casal morou na City Lapa, que hoje abriga o Centro de Estudos Superiores Aúthos Pagano.
Entre as contribuições do intelectual está o livro “Lições de Estatísticas”, reconhecido por estudiosos norte-americanos e ingleses.
O seminário termina com a palestra proferida do professor Paulo César Xavier Pereira, do Departamento de História da Arquitetura (FAU-USP), neste sábado, 28, às 17h, no auditório da Estação Ciência. Rua Gauicurus,1274.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA