Imagens da Gente

0
1302

Foto:

Retrospectiva traz alguns dos fatos mais importantes vividos pela comunidade em 2007

Flagrantes registrados pela equipe de reportagem do Jornal da Gente resgatam momentos tristes, esperançosos e alegres dos últimos doze meses.

Nesta primeira edição de 2008, o Jornal da Gente traz a “Retrospectiva 2007” com fatos que marcaram o cotidiano da região nos últimos 12 meses. São alguns dos momentos vividos pela comunidade que ficarão registrados na história da gente.

JANEIRO

Cidade limpa
O início da operação Cidade Limpa colocou frente a frente o prefeito Gilberto Kassab e o empresário lapeano, Laerte Monetti, dono da LCM Mídia, que comercializava outdoors e painéis para publicidade e tem sede na rua Tito. No dia Kassab acompanhou uma confusa ação de retirada de outdoors da LCM colocados no terreno da Sociedade Esportivo Palmeiras, na Rua Turiaçu . A estrutura quase caiu em cima do prefeito e sua equipe.

Prioridade esportiva

“Pode anotar: daremos prioridade a este clube (o Pelezão)”. Foram essas as palavras do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, em 10 de janeiro, dois dias após tomar posse no cargo. Ao longo do ano, o Pelezão passou por pequenas reformas e transformou-se em Clube Escola. (Foto: Túlio Seawtight)

FEVEREIRO

Acesso difícil

Dias antes de se licenciar temporariamente do cargo de secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), Mara Cristina Gabrilli, aceitou o convite feito pelo Jornal da Gente e, ao lado da equipe de reportagem, percorreu algumas das principais ruas da Lapa e Vila Romana, dando particular atenção à questão do calçamento. No segundo semestre, Mara atuou no projeto de acessibilidade das novas calçadas da Doze de Outubro. (Foto: André Albano)

Como antigamente

Uma atmosfera carnavalesca impregnada de nostalgia num ambiente acolhedor reuniu a comunidade. Foi assim que os bairros da região da Lapa e áreas vizinhas como Jaguaré, Freguesia do Ó e Pirituba se divertiram no Baile de Máscaras, realizado na sexta-feira,9, no Espaço Armazém na Vila Leopoldina. No dia seguinte, 10 de fevereiro, um sábado pré-carnaval, o bloco Carnavalesco “A Lapa Somos Nóis” caiu na folia. Centenas de foliões – incluindo famílias inteiras e muitas crianças e adolescentes – brincaram na Doze, percorrendo a rua desde a Barão de Jundiaí até a Cincinato Pomponet.

MARÇO

Seminários da Cidadania

O primeiro encontro da série de seminários “Comunidade e Cidadania”, iniciativa do Jornal da Gente, movimentou o auditório das Faculdades Campos Salles, no dia 27. Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento que teve como tema “Gestão Pública e Participação Comunitária”, reunindo na mesa de debates, o vereador e ex-secretário municipal das Subprefeituras, Antonio Donato; a ex-secretária estadual de Justiça e professora da Campos Salles, Eunice Prudente; e a Procuradora de Justiça, Luiza Eluf. Outros 5 encontros com temas ligados às questões locais ocorreriam nos meses seguintes. (Foto André Albano)

Bairros à deriva
Mais uma vez as fortes chuvas do verão paulistano causavam estragos e transtornos na Lapa e região, na sexta-feira, 16 de março. A Subpreitura (ruas Guaicurus e Constança), como já se tornou corriqueiro a cada temporal, foi tomada pelas águas. Áreas como a Rua Francisco Alves e o Mercado Municipal e a Avenida Imperatriz Leopoldina também sofreram com as enchentes. O então subprefeito da lapa, Paulo Bressan, afirmava que a culpa pelas enchentes era de São Pedro, pois choveu além da média naquele dia.

JG 5 anos

No dia 22 de março a o Jornal da Gente comemorava o seu quinto aniversário de fundação. Para comemorar a data, a direção do jornal reuniu amigos num evento no salão da União Fraterna. (Foto: Tiago Gonçalves)

ABRIL

Obra de peso

O rápido crescimento de áreas como Lapa, Leopoldina e Parque Continental sempre foi motivo de questionamentos da população local, que exigia obras capazes de aliviar o tráfego da região. Em abril, o governo do Estado anunciava um pacote de intervenções na malha viária nas imediações da Ponte Atílio Fontana (Anhangüera) e também nas vizinhas Vila Jaguara e Pirituba. Para tanto, o governador José Serra firmava acordo com a iniciativa privada para a execução das obras (orçadas em R$ 266 milhões) que facilitarão o acesso à rodovia, tanto para quem deixa a capital quanto para quem vem do interior.(Foto: Túlio Seawright)

Crime ambiental

Denúncia levou a Subprefeitura da Lapa à rua Catão onde funcionava um canil clandestino. A abertura do portão da casa usada irregularmente só foi possível graças à ordem do Juiz da 2ª Vara Criminal do Fórum da Lapa, Fernando Antonio Torres Garcia, que expediu um mandato de busca e apreensão dos animais, no dia 20 de abril. O dono do canil responde responder por crime ambiental e maus tratos aos animais. (Foto: Túlio Seawright)

MAIO

Ama para o Jaguaré

O prefeito Gilberto Kassab e a secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Orsini, inauguravam no dia 3 de maio, a primeira Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da Coordenadoria de Saúde Centro-Oeste e a 45ª da Cidade, na Rua Salatiel de Campos (222), no Jaguaré.Os consultórios são informatizados e fazem parte de um projeto piloto de prontuários eletrônicos, que será estendido para toda a região Centro-Oeste.(Foto: Túlio Seawright)

Desocupação caótica

Um grupo de moradores da favela Ilha Verde (ponte Atílio Fontoura – Anhangüera), inconformados com as propostas feitas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para que deixem a área, resolveu bater às portas do Ministério Público. A novela de desocupação continuaria ao longo de meses, mostrando que a Sehab não cumpria prazos na promessa de dar moradia as famíliaS. (Foto: Túlio Seawright)

A Lapa e o Papa
A Lapa marcou presença nos eventos da passagem do Papa Bento XVI pela capital paulista. No dia 9 de maio, um grupo da Paróquia Cristo Jovem, na Lapa de Baixo, foi ao Pacaembu, onde Bento XVI fez um apelo em favor da castidade.

JUNHO

Tapetes da fé

A comunidade se uniu para confeccionar tapetes e decorar o Largo da Lapa e Praça Cornélia, na Lapa, para a festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo), no dia 7 de junho. (Foto: Tiago Gonçalves)

JULHO

Mudanças no pelezão

Em julho, o Centro Educacional Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, foi palco de mais um ato político-administrativo. Desta vez, o evento marcava a sua transformação do local em Clube Escola, projeto vitrine da gestão Kassab. Mas o que estava planejado para ser um grande palanque de estrelas do PSDB e Democratas esvaziou-se em si mesmo. Dos cinco secretários municipais que deveriam comparecer apenas dois estavam presentes: Walter Feldman (Esportes) e Floriano Pesaro (Assistência Social). A comunidade, em crise com o então subprefeito Paulo Bressan também não compareceu, salvo raras exceções. (Foto: Tiago Gonçalves)

AGOSTO

Cai Bressan, entra Eluf

“Recebi um convite do prefeito Gilberto Kassab e aceitei a missão de conduzir a Subprefeitura da Lapa”. Foi assim que a procuradora Luiza Nagib Eluf tornava público que substituiria Paulo Bressan a frente da Subprefeitura da Lapa. O comunicado foi feito durante um Seminário do JG, dia 14, na Ciesp.

A Página é 10

O salão do Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, lotou ao receber 450 pessoas para o jantar festivo dos 10 anos de fundação da Página Editorial, empresa responsável pela publicação do Jornal da Gente e Guia da Vila (Madalena), Daqui Lapa/Leopoldina, Daqui Perdizes/Pompéia, além de revistas institucionais de entidades da região.(Foto: Tiago Gonçalves)

SETEMBRO

Jaguaré, 72 anos

A comemoração do aniversário 72 anos do Jaguaré teve, pela primeira vez, uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo dentro do bairro. O evento foi realizado no salão da Paróquia São José do Jaguaré.

Inferno na Caixaria

Na madrugada de 22 de setembro, um incêndio de grandes proporções, afetou a vida de dez famílias que viviam em barracos num dos terrenos na região da caixaria da Ceagesp (Vila Leopoldina). (foto:Túlio Seawright)

Palco nobre
Gustavo Kuerten (Guga) e a equipe de tenistas da Confederação Brasileira de Tênis treinaram durante uma semana na Academia Paulistana de Tênis, da Rua Mota Paes, na Lapa. As quadras da academia foram escolhidas para a preparação dos jogadores devido à similaridade com a quadra rápida (de carpete indoors) onde será a disputa do Play-Off do Grupo Mundial da Copa Davis, que aconteceu entre Brasil e Áustria, em Innsbruck, na Áustria. Os austríacos levaram a melhor.

OUTUBRO

Lapa, 417 anos
Empresas, entidades e a comunidade comemoram os 417 anos da Lapa num jantar, dia 16 de outubro, onde também foi festejado os 35 anos do Consabs, no Espaço Armazém, na Leopoldina. A festa teve entrega de diploma de Mérito Comunitário a várias personalidades lapeanas.

Sessão Solene

O vereador Claudinho atendeu a solicitação do Consabs com uma sessão Solene da Câmara Municipal, em homenagem aos 417 anos da Lapa. Famílias e moradores que contribuíram com o desenvolvimento da região que receberam o diploma Voto de Júbilo e Congratulações, no auditório da Polícia Federal. (foto: Julia Braga)

NOVEMBRO

Vereador nato

Em novembro, o PMDB começava a luta para colocar José Benedito Boneli Morelli na Câmara Municipal. O Diretório Municipal do partido pleiteia na Justiça Eleitoral que Boneli passe a ocupar a vaga do ex-peemedebista Milton Leite, que recentemente assinou sua filiação junto ao DEM. (Foto: Tiago Gonçalves)

Reforma na doze
As obras de reforma do calçamento da Rua Doze de Outubro, tiveram início em novembro. Os serviços começaram no quarteirão que vai da Rua Barão de Jundiaí até a Rua Albion. A obra será concluída até o final de janeiro de 2008.

DEZEMBRO

Natal em comunidade

A 8ª edição do Natal Comunitário “Unidos pela Paz” reuniu moradores, empresários e políticos, no domingo, dia 9, para confraternização e oração na praça do Marco da Paz, no evento organizado pela própria comunidade.

Luzes e alegria
A região ganhou as luzes e cores do Natal em ruas como Doze de Outubro e Pio XI, onde a Prefeitura decorou alguns trechos com luminosas estrelas cadente, na esquina da Mercedes com a Gavião Peixoto, a decoração da Praça do Marco da Paz foi feita pela comunidade e a sede da Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo também foi iluminada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA