Imigrantes resgatam Festa do Divino

0
782

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e a Associação Beneficente do Divino Espírito Santo realizam neste fim de semana, dias 3 e 4 de junho, a Festa do Divino Espírito Santo, na Rua Paulo Franco esquina com a Bretano, na Vila Hamburguesa.
Segundo uma das fundadoras da Associação, Deolinda Amaral Carreiro, a festa começou há 35 anos, em um terreno onde hoje é o Sesi Leopoldina. “Um dos fundadores da Associação, um imigrante português conhecido como José carvoeiro e sua esposa dona Júlia, trouxeram uma coroa de prata em uma bandeja com um cetro, que representa o Divino Espirito Santo e continuaram a tradição da Festa do Divino da mesma forma que se realiza em Portugal, nas Ilhas dos Açores”, relembra.
Segundo ela, a Festa do Divino foi incorporada a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, desde 1983, sendo realizada no primeiro domingo de Pentecostes.

Programação

A programação da festa conta com a apresentação de danças típicas com o grupo folclórico “Os Luziadas” (20h) além das barracas de alimentação e brincadeiras, no sábado, dia 3. No domingo, 4, haverá a tradicional procissão do Divino, que sairá pelas ruas do bairro (às 17h), acompanhada da Banda Operária da Lapa. Em seguida, haverá a missa (18h) com a benção dos pãezinhos e coroação além da quermesse com os comes e bebes, brincadeiras, jogos e a participação do grupo folclórico “Casa de Brunhozinho”.
Um dos organizadores dos festejos da paróquia, Hamilton Urbano, lembra que a quermesse se estende até o dia 25 com muitas brincadeiras e atrações. Mais informações na paróquia pelo 3834-4807.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA