Inaugurada Escola de Informática e Cidadania

0
719

Foto:

Paulo Borges e Alberto Chaves de Oliveira

Renata De Grande Repórter

Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 22 de abril, a Escola de Informática e Cidadania, instalada no prédio Qualidade de Vida da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Vila Anastácio. Fruto de uma parceria entre a empresa Alstom, a ONG Comitê de Democratização da Informática (CDI) e a CPTM, o projeto tem como objetivo atender pessoas de baixa renda.
Segundo Paulo Borges, diretor de Transportes da Alstom, a parceria dessas três entidades aproveitou o espaço para permitir o treinamento de pessoas sem familiaridade com o computador, possibilitando seu acesso ao mundo digital.
Estiveram presentes Alberto Chaves de Oliveira, assessor de relações comunitárias da CPTM, e a coordenadora de projetos sociais do CDI, Rosimeire Oliveira. Para Alberto, essas parcerias são produtivas e exemplares. “Quando a Alstom procurou a CPTM para fazer um centro de informática, destinado à formação e orientação de pessoas, apoiamos no ato”, diz o assessor.
As primeiras turmas da Escola de Informática e Cidadania são compostas por trabalhadores da CPTM, que fazem parte da Frente de Trabalho, iniciativa do Governo do Estado para pessoas desempregadas. Com duração média de três meses, o curso é destinado a 40 alunos, divididos em duas turmas pela manhã e duas à tarde. As aulas duram uma hora e meia nas terças e quintas-feiras, quando os usuários têm a oportunidade de aprender gratuitamente noções básicas de informática – Word, Windows e Office, além da internet. Às sextas-feiras funciona um plantão de dúvidas. Às segundas e quartas-feiras são atendidos os alunos da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, situada também na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães.
No futuro, serão atendidas pessoas da comunidade e públicos especiais (portadores de deficiência física, adolescentes em situação de risco social, egressos e reeducandos do sistema penitenciário). Esta é a primeira unidade deste tipo. A meta é abrir uma escola em cada um dos 22 municípios servidos pela CPTM e também na Capital.
A Escola de Informática e Cidadania fica na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 200, Vila Anastácio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA