Inclusão social foi tema de debate

0
999

Representantes do Governo do Estado, empresários, advogados e promotores públicos estiveram reunidos durante esta semana, de 5 a 9 de maio, no I Ciclo de Palestras da Estação Especial da Lapa. O evento teve como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos à empregabilidade das pessoas portadoras de deficiência e a questão da inclusão social também na educação.
A abertura contou com a participação da presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmim, da produradora-chefe substituta da Procuradoria Regional do Trabalho, Marisa Regina Murad Legaspe, da diretora do departamento das oficinas culturais da Secretaria de Cultura, Silvia Antibas, da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e da diretora da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, Linamara Rizzo Battistella, e da diretora da Estação Especial da Lapa, Teresinha Mauro, entre outros.
De acordo com Maria Lúcia Alckmin, eventos como este são de extrema importância e deveriam ser realizados com maior freqüência. Maria Lúcia afirmou que a organização do I Ciclo de Palestras da Estação Especial da Lapa é um fator muito importante para o crescimento do trabalho de inclusão social. “Todos têm talentos, só precisam de oportunidades para desenvolvê-los”, observa.
Durante toda a semana, foram realizadas palestras, mesas-redondas e workshops, entre outras atividades. No dia 5, o evento reuniu profissionais da área de recursos humanos de empresas parceiras e representantes do Ministério Público do Trabalho. O objetivo foi discutir a questão da Legislação: Trabalho e Previdência, abordando os aspectos relativos à empregabilidade das pessoas portadoras de deficiência.
Nos dia 6, 7, 8 e 9, as discussões contaram com profissionais das áreas de educação, saúde, reabilitação e serviço social, com o objetivo de apresentar a educação especial como forma de inclusão e os serviços existentes na rede estadual de ensino. No último dia do evento, os participantes puderam conferir o trabalho realizado com a equoterapia, no Parque da Água Branca, que tem obtido excelentes resultados.
O I Ciclo de Palestras da Estação Especial da Lapa foi organizado pelo Fussesp/ Estação Especial da Lapa, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa e Empresas Parceiras e Organizações Não-Governamentais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA