Inscrições para intercâmbio vão até março

0
1040

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

As inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club de São Paulo Lapa já estão abertas. Segundo Gil Jorge Alves, oficial de intercâmbio e presidente eleito da entidade (2005-2006), o interessado deverá correr porque as inscrições vão até 15 de março. O programa tem o objetivo de aumentar o leque cultural de jovens entre 15 e 17 anos, que têm a oportunidade de escolher um entre 30 países. “Os jovens ficam em casas de famílias e aprendem a língua, os costumes e a cultura”, explica Alves, ressaltando que obrigatoriamente o interessado deverá frequentar uma escola, ser um bom aluno e saber conviver com os novos amigos no exterior. O rotariano afirmou que o critério de eliminação do intercambiado é o consumo de entorpecentes.
O Rotary Lapa conta também com um programa de intercâmbio de curta duração, que acontece estritamente no final do ano. O interessado fica durante seis semanas em um entre 10 países. Outra modalidade é o Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), que servem para profissionais se especializarem no exterior.
A holandesa Jeanine Brockhoff está no Brasil há seis meses, aprendendo um pouco de nossa cultura. Juntamente com a venezuelana Mayra Garcia, Jeanine está aprimorando a Língua Portuguesa. Ela, inclusive, está falando melhor o nosso idioma do que 40 jovens estrangeiros, que disputaram um concurso. A holandesa ganhou um final de samana no Rio de Janeiro. Impressionada com a beleza natural e a espontaneidade da cultura brasileira, Jeanine escolheu o nosso país entre 22 opções. Ela fica no Brasil até julho. “Queria aprimorar a Língua Portuguesa, já que falo Francês, Alemão e Inglês, além do Holandês”, disse.
A intercambiada passou um mês no Nordeste e adorou a mentalidade e a sociabilidade do Brasil. Jeanine disse que um ponto negativo é a grande desigualdade social. “A minha experiência como intercambiada aqui no Brasil me permitiu ser mais tolerante e menos preconceituosa”, disse a holandesa, que terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco e pretende cursar Relações Internacionais. Informações no Rotary Lapa pelo telefone 3834-2463.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA