Jovens construindo cidadania pela música

0
849

Foto:

Os coiotes se apresentando na Escola Antônio Alves Cruz

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Depois da etapa eliminatória no Memorial da América Latina, nos Centros de Educação Unificada Perus e Atlântica, 15 bandas se apresentaram na grande final do Primeiro Festival da Canção “Escola em Canto” no Olympia, segunda-feira, dia 8 de novembro. A iniciativa é do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M). Todos os grupos gravarão um CD, com as canções finalistas no Centro Popular de Cultura, a gravadora da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES). No total, 64 bandas de cada escola participaram das três fases eliminatórias.
Segundo o tenente-coronel Luiz Nakaharada, comandante do 4º BPM/M, o festival é uma evolução natural do Concurso de Poesias e Desenhos, realizados há cerca de oito anos pelo batalhão. O objetivo da iniciativa é trazer o jovem para uma participação social mais efetiva, dando-lhe oportunidade para desenvolver seus potenciais com segurança, além de demonstrar suas qualidades artísticas. Também busca realinhar valores éticos e comunitários, sobretudo utilizando a força transformadora da juventude.
Após a apresentação dos membros do Projeto Guri, composto pelos internos da Febem Pirituba, as bandas Anonimos (Colégio Santo Ivo), Coiotes (Antonio Alves Cruz), Conexão (Camp-Oeste), Ethérea (Santa Tereza), Freelancer (Pré-Medico), Headstock (Miranda), Heart in Flame (Manuel Bandeira), In Sub (Campos Salles), Jaramaica (Antonio Alves Veríssimo), Joulle (Dr. Kyrillos), Kamikase (Emece), No Fonuncia (Alexandre Von Humboldt), Planalto Central (Mariano de Oliveira), Porto Equatorial (Mario de Andrade), Veritas (Passionistas Santa Luzia).

Vencedores

Enquanto os jurados Meire Garcia Sforcin, Célia Carvalho e Celso Garcia escolhiam os ganhadores, o público que lotou as dependências do Olympia pôde apreciar o instrumental da banda Sigma (Cândido Gonçalves Gomide), que foi um dos destaques ao longo do festival. O quarteto Coiotes, formado por Betão, Jaque, Gerolla e Tiago, que interpretaram a canção “Jack, o mendigo”, foram os grandes vencedores do evento. Como prêmio, eles ganharam microcomputador, amplificadores, conjunto de bateria, guitarra, violão e jogo de cordas para contrabaixo. Em segundo lugar, a banda Jaramaica, que recebeu teclado, amplificadores, contrabaixo, violão tonante, gaita e jogo de cordas. O grupo Veritas ficou em terceiro lugar, recebendo teclado, bongô, pandeiro, gaita e também jogo de cordas.
Os coiotes se apresentaram na quinta-feira passada, dia 11 de novembro, na Escola Estadual Antonio Alves Cruz, em Pinheiros. Na realidade, todos os participantes e envolvidos venceram por causa da iniciativa. Perderam apenas aqueles que não prestigiaram o Festival.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA