Judeus celebram Ano Novo

0
1327

Foto:

Daniel Fainguelerrnt: nos dias de festa, a arca sagrada que guarda é aberta

A comunidade judaica inicia a comemoração de duas datas importantes na noite de 12 de setembro: o “Rosh HaShaná”, Ano Novo Judaico, e o “Yom Kipur”, início dos Dez Dias de Arrependimento para o Dia do Perdão. A celebração marca a chegada do ano 5768 do calendário judaíco.
Segundo um dos membros da diretoria da Sinagoga Israelita da Lapa, Daniel Fainguelernt, haverá uma programação especial que começa na noite do dia 12 (às 18h30) e se estender pelo dia 13 (das 9h às 18h), primeiro dia do ano, e 14 (às 9h), na sede da sinagoga lapeana.
Como o Ano Novo Judaico (Rosh HaShaná) segue o calendário lunar, começa sempre no final da tarde da véspera e cai em dias diferentes a cada ano. “A data é muito importante para nós. Em Rosh HaShaná fazemos um balanço do nosso ano e oramos pedindo vida. Este é o momento de avaliarmos e reordenarmos as nossas vidas, corrigindo os nossos erros, planejando o futuro, orando por saúde, por um ano doce e celebrando, em família, com refeições festivas”.

Tradição

Entre as tradições para o Ano Novo Judaíco está o consumo de vários alimentos durante a refeição da primeira noite de Rosh Hashaná, como a maçã com mel, para um ano doce, e romã, para que os méritos sejam numerosos como suas sementes.

Dia do Perdão

As orações incluem o toque do Shofar, instrumento feito de chifre de carneiro, e que avisa da chegada dos “Dez dias de Arrependimento”, período de penitência e oração, que começa com Rosh Hashaná e termina com Yom Kipur (Dia do Perdão), na noite de 21 de setembro com o acendimento das velas e início do jejum às 17h44. “É considerada a data mais sagrada do calendário judaico, em que se faz jejum para atingir uma introspecção completa e pedir perdão dos pecados cometidos”, explica Fainguelernt.
Tanto na sexta-feira, 21 (18h30), quanto no sábado, 22 ((9h, 11h,17h e 18h35), a Sinagoga Israelita da Lapa (Rua George Schmidt, 166) abre as portas para a celebração e o fim do jejum do Yom Hipur (Dia do Perdão).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA