Lú Alckmin abre oficina de artes

0
1278

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

“Resgatar a auto-estima, buscando a inclusão social e profissional de pessoas com necessidades especiais”. Estas foram as palavras da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidenta do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, para definir a oficina de arte, uma espécie de bazar anual, promovido pela Estação Especial da Lapa. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Lú Alckmin reiterou que este tipo de evento precisa ser realizado para sensibilizar as pessoas sobre a importância do trabalho criativo dos deficientes, como exemplo da superação das suas limitações. “Todo o material exposto na oficina está à venda para financiar material para oficinas. Empresários podem também contratar esta mão-de-obra qualificada, cumprindo a lei de cotas para deficientes”, explica a primeira-dama, ressaltando que dos 1.800 matriculados nos cursos profissionalizantes e nas oficinas culturais, 30% são “normais” para que haja uma maior integração entre pessoas com necessidades especiais. A presidenta do Fussesp também apela para que os engenheiros e arquitetos projetem espaços que atendam as necessidades dos deficientes, como forma de inclusão e cidadania.
De acordo com a curadora do bazar, Mônica Nunes, desde 1995, as oficinas culturais mostram a observação cotidiana dos usuários e suas manifestações no exercício criativo da arte.A presidenta da Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, Arlette Amaral Arce, também esteve presente no evento, destacando o trabalho dos deficientes. A diretora da Estação Especial da Lapa, Vera Lúcia Rodrigues Alves, explicou que o bazar é o resultado do trabalho coletivo dos assistidos feitos durante o ano. Segundo ela, além dos matriculados nas oficinas, perto de mil pessoas passam pela Estação Especial todos os dias, fazendo cursos de curta duração.
A artista plástica deficiente auditiva Hudla Perla Venturas, a Pérola, afirma que as pessoas com necessidades especiais não querem assistencialismo muito menos compaixão. Pérola reitera que todos querem dignidade e respeito pelo seu trabalho. Entre segunda e quinta-feira, das 9 às 17h, acontecem as apresentações das oficinas de música e teatro, destinados a pais e convidados.

Programa de férias

A Estação Especial da Lapa está com inscrições abertas para os cursos entre janeiro e fevereiro do ano que vem. São oferecidas aulas de esporte adaptado, condicionamento físico e recreação. A equoterapia, curso realizado no Parque da Água Branca, também está com inscrições abertas até janeiro. A Estação Especial da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1274. Mais informações pelos telefones 3873-6760 e 3865-5522.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA