Lapa de Baixo é sede de movimento internacional

0
1152

A Rua Engenheiro Albertin, na Lapa de Baixo, é sede da primeira Unidade paulista do movimento internacional Ponto Coração, que tem o objetivo de proporcionar a jovens universitários e trabalhadores uma vida de união, oração, caridade fraternal e de apostolado no seu ambiente de estudo e trabalho.
Segundo o padre frânces, responsável pelos Pontos Coração no Brasil, Caetano Joire, a unidade da Lapa existe há cerca e um ano e faz parte de uma rede de 34 comunidades espalhadas em 21 países. “O Ponto Coração nasceu dentro de um movimento católico fundado em 1990 por um padre francês, Thierry de Roucy, em favor das crianças e das pessoas rejeitadas e desfavorecidas. No Brasil, temos quatro unidades. Três em Salvador (BA) e essa de São Paulo, na Lapa”, conta o padre.

Trabalho

Segundo o religioso, a entidade conta com o trabalho de jovens voluntários que saem de seus países, e muitos de casas confortáveis, para viver uma experiência (de seis meses a dois anos) em outras comunidades, geralmente favelas. O Ponto Coração também conta com o apoio das paróquias mais próximas, no caso da Lapa de Baixo, a Cristo Jovem. “O padre Euclides está na Paróquia há muitos anos e conhece todo mundo. Ele é o elo entre os jovens do movimento e a comunidade”, revela o padre Caetano. “A proposta do Ponto Coração é criar laços de amizade com qualquer pessoa que precise de um amigo. A missão de cada voluntário é conhecer essas pessoas e identificar o que cada uma precisa para depois ajudá-las. Na verdade somos uma ponte entre quem precisa e quem pode doar”, explica o religioso.

Voluntariado

Natália Fassano é uma professora de inglês, de 29 anos, que nasceu em Santa fé, Argentina, e está há cinco anos no movimento. “Comecei na minha terra e já fui para uma missão na Itália e agora estou no Ponto Coração da Lapa”, conta ela.
Ela explica que durante a estadia em São Paulo irá, junto com outras duas jovens, cumprir uma rotina que inclui estudo, trabalho e a manutenção da casa, sede da entidade, onde elas ficam na unidade. “Primeiro a pessoa liga e marca para conversarmos pessoalmente, onde explicamos como é viver o carisma na compaixão”, comenta a voluntária.
A manutenção do movimento é feita por meio de doações. “Para manter as viagens, cada jovem procura um ou mais padrinhos que contribui para manutenção da sua missão”, afirma o padre.
O Ponto Coração fica na Rua Engenheiro Albertin, 206. Mais Informações sobre a entidade podem ser obtidas pelo telefone 3611-1671 ou pelo celular 9553-4558. Quem preferir pode se comunicar pelo e-mail pcsaopaulo @ pontocoracao.org.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA