Lapa tem eleitorado em êxodo

0
891

Na seqüência de reportagens sobre a atuação dos partidos políticos no contexto dos bairros, o Jornal da Gente ouviu o vice-presidente do Diretório Zonal da Lapa do PMDB, José Benedito Boneli Morelli.
Militante fiel do partido, Boneli é bastante objetivo ao analisar a questão da falta de representantes no Legislativo identificados com a região. “De um lado, temos na Zona Eleitoral 250 um público bastante difuso. Grande parte desse eleitorado já não mora mais no bairro. São pessoas que perderam o vínculo com as coisas locais e voltam aqui somente para votar”, analisa ele. “Por outro, os novos lapeanos ainda não transferiram seus títulos e votam fora desta zona. Tudo isso dificulta o aparecimento de candidatos com raízes no bairro ou que tenham pelo menos uma boa identificação com ele”, acrescenta o dirigente do PMDB, que também é 2º suplemente do partido na Câmara Municipal.
Boneli, assim como outras lideranças partidárias entrevistadas anteriormente, também acha ilusório que o bairro seja capaz de eleger candidatos, e cita a vizinha Pirituba como exemplo. “Daquele bairro saíram vários vereadores, mas se formos ver de onde vierem os votos teremos uma surpresa. Um grande número de eleitores não era de Pirituba”.
Então qual seria o papel de um Diretório Zonal num quadro como esse? O próprio Boneli responde. “Tudo ficaria mais fácil se estivesse valendo o voto distrital, pois os candidatos se relacionariam diretam-ente com a população local. Mas como não existe esse tipo de voto, cabe ao Diretório Zonal fazer essa aproximação com a comunidade. E isso, aqui na Lapa, o PMDB fez e continua fazendo”. O telefone do PMDB é 3051-8204.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA