Lembo bloqueia Poupatempo

0
989

Foto:

Espaço Cultural foi preservado

A noticia divide comunidade, agradando em cheio os ativistas pró-Espaço Cultural Tendal da Lapa e frustrando as expectativas de quem era favorável à construção de uma unidade do Poupatempo no prédio da Rua Guaicurus (sede da subprefeitura da Lapa). Na quarta-feira, dia 24, o Jornal da Gente recebeu, em primeira-mão, a notícia de que o governador Cláudio Lembo decidiu rever esse projeto. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura, o titular da pasta, Carlos Augusto Calil, levou as reivindicações do Movimento Pró-Tendal (contrário à abertura do Poupatempo na Rua Guaicurus, onde são organizadas oficinas culturais) ao conhecimento do prefeito Gilberto Kassab, que, por sua vez conversou a respeito desse assunto com o governador do Estado. Lembo, após esse diálogo “determinou a imediata revisão do projeto de implantação do Poupatempo”. De acordo com a assessoria do secretário Calil, “o objetivo dessa revisão é preservar o Tendal como espaço cultural” e instalar a praça de serviços num “local mais apropriado”.

Reações

Para o superintendente da Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP-Lapa), Douglas Formaglio, a decisão surpreendeu negativamente os comerciantes da região. “Sempre nos posicionamos favoráveis à implantação do Poupatempo, pois entendemos que a parte cultural não seria prejudicada com a transferência do Espaço Tendal para um prédio vizinho, objeto de desapropriação e futura reforma por parte da prefeitura”, afirma Formaglio. “Vamos encaminhar um ofício ao governo estadual solicitando explicações formais sobre essa decisão, que chegou até o nosso conhecimento pelo Jornal da Gente e não por vias públicas oficiais”.
Na visão de um dos coordenadores do Movimento Pró-Tendal, Paulo Kauhy Júnior, a reviravolta no caso Poupatempo Lapa é uma vitória e “importante força na luta de outros movimentos que reivindicam seus direitos”. Segundo ele, a campanha dos ativistas segue em outra direção: o recebimento de uma dotação orçamentária condizente com as atividades e com o tamanho do Espaço Cultural.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA