Leopoldina católica

0
861

Segundo levantamento do Centro de Estudos da Metrópole ligado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEM/Cebrap), a Vila Leopoldina tem o maior contingente de adeptos ao catolicismo em São Paulo. Um pouco mais de 80% dos seus moradores se dizem católicos. O CEM/Cebrap levou em consideração as informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, responsável pela Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Vila Hamburguesa, a região concentra este número expressivo de católicos principalmente por causa do perfil da população. A maioria dos seus moradores é de classe média alta, bem sedimentada no bairro. Outro fator importante, segundo frei Leopoldo, é Vila Leopoldina ser muito antiga, com características tradicionais.
“Não se pode deixar de lado o trabalho social e religioso realizado pela Região Episcopal Lapa, auxiliando os trabalhadores da Caixaria e o Conjunto Habitacional Madeirite, encostado ao Ceasa”, realça frei Leopoldo, afirmando que todos os anos a Igreja Católica faz um trabalho de base com as famílias em todas as camadas sociais. Ele conta que existem 30 grupos de rua que se reúnem para rezar como forma de evangelização. Essas atividades, diz, aumenta o contingente de católicos.
Cerca de 700 fiéis freqüentam as missas na Nossa Senhora de Lourdes. Número que sobe para quatro mil pessoas aos domingos. “O Instituto Pio XI também favorece a incidência maior de católicos, pois também formamos padres na região”, finalizou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA