Ligação com o passado

0
949

Foto:

Telefone ligado a uma central manual

Elaborada pela Fundação Telefonica, em parceria com a Estação Ciência da USP, a exposição “Bellatrix e o Palácio do Tempo – Uma Visita ao Início da Telefonia” conta toda a história do desenvolvimento tecnológico do telefone. Com uma ampla quantidade de materiais e de conteúdo, esta visita ao início da telefonia apresenta experimentos sobre ondas, som e telefonia.
Ao longo do período da exposição, também estão previstos eventos especiais, como o lançamento do “Almanaque do Telefone” (janeiro), oficinas para crianças e professores sobre os princípios da telefonia (fevereiro), e uma mesa redonda com especialistas que debaterão sobre o tema “Games e Educação” (março). Junto com a exposição, será lançado também o jogo interativo “Bellatrix e o Palácio do Tempo”, um game educativo na internet que apresenta a história do telefone de uma forma divertida.
A exposição está dividida em três áreas temáticas. A primeira é composta por um cenário que reproduz a oficina do inventor do telefone Alexander Graham Bell (1847-1922), e por réplicas de seus primeiros telefones. Na segunda parte da exposição, estão cartões postais antigos, que faziam a publicidade da invenção, explicando para que servia o telefone. Além disso, dois telefones originais de magneto (à manivela), um de 1880 e outro de 1910, estão conectados a uma central telefônica manual e comunicáveis entre si dentro do cenário de um escritório de uma antiga companhia telefônica. Na última parte, há uma central telefônica automática usada em São Paulo em 1928, com dois telefones da época interligados e funcionando. Todos os aparelhos poderão ser utilizados pelos visitantes.
A exposição permanecerá na Estação Ciência até o dia 25 de abril de 2004. O game interativo Bellatrix e o Palácio do Tempo poderá ser jogado na exposição e está disponível no site http://www.museudotelefone.org.br/bellatrix.

“Bellatrix e o Palácio do Tempo
Uma visita ao início da telefonia”
Até 25 de abril, na Estação Ciência. Gratuito. Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Telefone 3673-7022

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA