Maria Lúcia Alckmin participa de exposição

0
1149

Foto:

Maria Lúcia Alckmin com crianças no evento

A primeira-dama Maria Lúcia Alckmin participou da Exposição e Avaliação dos Trabalhos das Oficinas do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que aconteceu na quinta-feira passada. A mostra reuniu trabalhos manuais desenvolvidos por agentes multiplicadores nas oficinas do Núcleo de Capacitação de Fundo, realizadas no primeiro semestre.
Maria Lúcia, muito assediada durante todo o evento, falou da importância deste trabalho para o Fundo Social. “Esse programa envolve vários cursos, que são ministrados aos agentes capacitadores das entidades. É muito bom ver o resultado dos excelentes trabalhos e ouvir os relatos das pessoas. Muitas entidades disseram que estão conseguindo vender o material e a renda está sendo revertida em benefício para a comunidade. Isso é muito gratificante”, afirma.
Na exposição, trabalhos de pintura em seda, bijuteria com miçangas e materiais recicláveis, arte com sucata, reciclagem de papel origami, técnicas de estamparia, encadernação, papel machê, embalagens artísticas e velas artesanais. Entre os professores, o artista plástico Luís Masse, que faz oficina de trabalhos com papel, produzindo kirigami, encadernação, escultura de papel e móveis em papel machê. Havia também trabalhos produzidos com garrafas pet e lacres de latinhas de cerveja, mostrando ser possível fazer arte de objetos reciclados.
A Exposição e Avaliação dos Trabalhos das Oficinas do Fussesp acontecem semestralmente, após a conclusão dos cursos. As oficinas têm como objetivo capacitar multiplicadores provenientes de fundos sociais de solidariedade dos municípios e entidades cadastradas no Fussesp. As oficinas ocorrem uma vez por semana, com duração de seis meses, ou duas vezes por semana durante três meses, contando com a participação de cerca de 20 alunos por turma.
Segundo a coordenadora das oficinas, Marlene Nogueira de Medeiros, o Fussesp implantou este programa no segundo semestre de 2001 e o sucesso é tanto que a cada semestre aumenta o número de participantes. Os capacitadores aprendem nas oficinas e levam os conhecimentos às suas comunidades, que passam a produzir e a vender estes materiais, promovendo geração de renda.
Mais informações sobre o programa e inscrições para as oficinas podem ser obtidas através do telefone 3874-6811 e 3874-6815.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA