Mercado de família

0
823

Foto:

Mercado da Lapa em época passada: características mantidas até hojena década

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

O Mercado da Lapa, que completa 50 anos na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, ainda mantém uma antiga tradição: o comércio passado de pai para filho. . São descendentes de italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Muitos se conheceram e se casaram no mercado. As histórias estão registradas nos 96 boxes, espalhados em 5.500 metros quadrados de construção. Como é o caso das famílias italianas Gaeta e Croaro, que vieram do antigo mercadinho da Rua Clélia, e ajudaram a transformar o atual mercado numa referência comercial da região.
Além das peculiaridades que o mercado reserva a seus visitantes, como a grande variedade de hortifruti, os mais de 50 tipos de peixe, carnes, aves vivas, peixes ornamentais, produtos para pesca, coelho da índia, flores, mais de 300 tipos de ervas e temperos, incluindo o açafrão importado, que, segundo o comerciante Joaquim Costa, custa mais caro do que ouro e só é produzido na Europa.
Dentre essas milhares de opções de produtos, o mais curioso é a negociação feita entre cliente e vendedor. Segundo Silvio Katsuragi, da Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel), o contato direto com o próprio dono do box facilita o relacionamento interpessoal. “Aqui ainda é possível pechinchar. Num supermercado, o cliente deixa de levar a mercadoria por centavos”, ressalta Katsuragi.

Festejos

A festa dos 50 anos do Mercado da Lapa começa ao meio-dia. O coral do Espaço Cultural Tendal da Lapa, com 60 vozes, canta músicas renascentistas. Haverá um ato público na Praça Miguel Dell’Erba, com shows da Banda Marcial da Guarda Civil Metropolitana e da dupla Rodrigo e Rafael.
Às 19h, será celebrada pelo padre da Igreja Nossa Senhora da Lapa, Adalton Pereira de Castro, uma missa comemorativa aos permissionários, funcionários e autoridades locais. Os eventos foram promovidos pela Subprefeitura da Lapa, em conjunto com a Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel). O Mercado da Lapa fica na Rua Herbart, 47. Telefone 3641-3946.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA