Mônica fica jovem após 38 anos

0
1003

Foto:

Maurício de Sousa deu autógrafos as crianças

A maioria dos quarentões leu ou pelo menos folheou os gibis da Mônica, lançado pelo desenhista Maurício de Sousa em 1970. Após quase 40 anos, Mônica chega a adolescência. Da produtora de Maurício, na Lapa de Baixo, vem sua nova criação: A Turma da Mônica Jovem.
O novo gibi em estilo mangá já é um sucesso. O diretor presidente da Panini, José Eduardo Severo Martins, falou sobre o novo lançamento editorial no coquetel realizado pela Maurício de Sousa Produções, na terça-feira, 9, no Bourbon Shopping Pompéia. “Estamos dois anos e oito meses com a Turma da Mônica. Desde 2005 não se via um produto com tanta reimpressão como a Turma da Mônica Jovem (lançada na Bienal). Já estamos com 230 mil revistas produzidas”, comemora o diretor presidente da Panini, responsável pela impressão da revista.
Após 38 anos do lançamento da primeira edição de Mônica, a personagem fica jovem. A filha, que foi fonte de inspiração do desenhista quando tinha 3 anos de idade, se tornou a diretora Comercial da empresa do pai. “Vamos trabalhar para transformar a Turma da Mônica Jovem no mesmo sucesso da turminha anterior”, promete Mônica.
A nova criação do desenhista chegou ao mercado após cinco anos de muitos encontros e pesquisas. “Estamos com diversas reuniões para encontrar os caminhos para continuar e sair com algo que a turma (leitores adolescentes) goste”, diz Maurício.

Conteúdo

O desenhista falou sobre o processo de criação dos personagens. “Muita gente aprendeu a ler com a turminha e estamos dando continuidade a esse processo. A Internet está fazendo a criança ler e aprender mais rápido, a Turma da Mônica Jovem vem com essa linguagem”, explicou ele, acrescentando que há uma preocupação com o texto. “O mais importante é ter conteúdo, o desenho vem depois. Estou abrindo com uma história de aventura. Vêm aí novos personagens. Na segunda edição entra Vânia e Valéria, minhas filhas gêmeas”.
Casado com Alice, uma descendente oriental, o desenhista garante que a turma lançada nos moldes dos quadrinhos japoneses foi uma feliz coincidência com o centenário da imigração no Brasil. “Tenho um projeto para transformar a Turma da Mônica Jovem em desenho animado”, anuncia o pai da turma da Mônica.
Maurício criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu, em 1959. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros.

Tarde de Autógrafos
Maurício faz uma tarde autógrafos neste sábado, 13, às 17h, no Piso Perdizes do Bourbon Shopping. A exposição sobre a Turma da Mônica Jovem fica até domingo, 14, no mesmo piso, Rua Turiaçu, 2100. Informações pelo telefone 3874-5050.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA