Moradores querem mais patrulhamento na Rua Tito

0
750

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Lapa) promoveu sua reunião mensal no Colégio Módulo, na segunda-feira passada, dia 30 de agosto. Estiveram presentes ao encontro 47 pessoas. Entre as reivindicações, destaca-se a intensificação da ação policial nas imediações da Rua Tito, próximo ao cruzamento da Rua Mauricina. Segundo os moradores, muitos carros estão sendo roubados ou arrombados por causa da concentração de pessoas nos bares e na faculdade Senac, localizados na região. Arrombamentos em casas estão se tornando constantes.
O capitão da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar (1ª Cia/4º BPM/M), Edmilson Miranda, se prontificou a aumentar a vigilância na área, mas diz ser necessário mais cuidado por parte dos motoristas que compram os serviços de estacionamento terceirizado dos estabelecimentos comerciais (as chamadas Vallet’s) em todo o bairro. Segundo Miranda, os funcionários dessas empresas deixam o carro do cliente na rua, prometendo estacionar o veículo em local seguro e fechado. De acordo com o chefe de gabinete, Luiz da Silva Filho, cerca de 11 empresas de Vallet’s que operam na área da Subprefeitura da Lapa terão de se adequar à nova lei municipal, sancionada pela prefeita Marta Suplicy. A nova norma pretende evitar a formação de cartéis neste setor.
Silva Filho informou que ainda está em estudo técnico e legal o fechamento da viela que dá acesso da Rua Araçatuba à Tito. A viela fica na parte baixa da Praça Octavio Perez Velasco e muitos criminosos aproveitam a escuridão da noite para atacar pedestres e roubar carros. A previsão é que, nos próximos 60 dias, haja uma definição sobre o assunto.
O Colégio Módulo também reclamou à Subprefeitura da Lapa uma mudança no trânsito, que foi pedida em dezembro do ano passado para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A instituição de ensino quer o aumento da permissão do estacionamento de 18h30 para 20h. Reivindica ainda a ampliação do tempo permitido para que os pais embarquem e desembarquem seus filhos nos horários, das 12 às 13h e das 17 às 18h30. A direção do Colégio Módulo também pediu para aumentar o tempo de 16 segundos para a travessia na faixa de pedestres na Rua Tito, considerado inviável.
O radar móvel, uma medida polêmica que divide moradores da City Lapa e motoristas, foi alvo de crítica. Moradores disseram que a decisão de colocar o aparelho serve apenas para arrecadação de multas. O chefe de gabinete disse que a implantação do radar móvel é provisória. “Estamos fazendo estudos para uma possível instalação de lombada eletrônica”, disse Silva Filho. Entretanto, defendeu a ação porque diminuiu o trânsito e a velocidade dos veículos nas imediações da Rua Duarte da Costa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA