Movimento por revitalização

0
1088

Foto:

William Lisboa e Marcos Biancardi

ROSANE NEVES REPÓRTER

Representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), membros da comunidade e integrantes de diversas empresas locais estão tentando criar uma Organização Não-Governamental (ONG) para promover a revitalização do bairro. A idéia foi proposta no dia da implantação da Estação Referência da Lapa. O movimento surgiu a partir de conversas entre os representantes da CPTM e a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg-Lapa). No último dia 9 de fevereiro, vários empresários e comerciantes participaram de uma reunião na CPTM para discutir a criação do Movimento Viva a Lapa.
Segundo Willian Lisboa, representante do Conseg-Lapa, a idéia de chamar os comerciantes e empresários surgiu de acordo com o estatuto do Movimento Viva o Centro, que tem sua diretoria formada por entidades jurídicas: comercial, industrial, financeira e de serviços. A idéia é convocar a sociedade civil para as próximas reuniões.
Marcos Biancardi, do Departamento de Comunicação da CPTM, disse que a idéia é seguir a mesma estrutura do Viva o Centro, que tem feito muitas melhorias na região central da cidade. “É uma experiência que tem apresentado excelentes resultados. Poderíamos inclusive marcar uma reunião e trazê-los para relatar suas experiências”, completou. A ONG seria voltada para a revitalização da Lapa, a valorização de sua memória e contribuir com a cidade, além de preservar o patrimônio histórico do bairro.
Os empresários e comerciantes que participaram da reunião apoiaram a criação do movimento e destacaram a necessidade da efetiva participação de todos para o sucesso da entidade. Douglas Formaglio, diretor-superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa, afirmou que a idéia é excelente e deve ser acatada por todos. “A Lapa precisa desse empenho. Estamos discutindo com a Subprefeitura a questão da revitalização da Rua Doze de Outubro e temos muito o que fazer pelo bairro”, observa.
Luci Ferreira da Silva, que representou o comerciante Décio Ferreira e também a Sociedade Amigos da Lapa de Baixo e a Associação de Moradores da Vila Anastácio, destacou a importância da participação das entidades no movimento. Luci colocou à disposição de todos o cadastro que as entidades têm das empresas da região, para que todos fossem convidados a participar das próximas reuniões.
Ainda nesta semana acontecerá outra reunião para formar a comissão diretora do movimento. A data ainda não foi acertada, mas o encontro deverá acontecer na Universidade Paulista (Unip), que fica na Avenida Marquês de São Vicente, 3001, Lapa de Baixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA