MUDANÇAS RADICAIS

0
1054

Foto:

Imóvel de 4 mil metros servirá de palco para atividades culturais

lico (mais de 13 mil metros quadrados) na Rua Guaicurus 1000, que hoje abriga a Subprefeitura da Lapa e o Espaço Cultural Tendal passará por uma total reestru- turação para receber, ainda a mais nova unidade do Poupatempo.
Nesse sentido, o prefeito José Serra já assinou decreto que permite ao governo estadual instalar no próprio municipal essa grande praça de serviços de utilidade pública, como emissão de RG, carteira de trabalho, entre outros. “O Espaço Cultural e toda a parte administrativa da Subprefeitura serão transferidos”, afirma o subprefeito Paulo Magalhães Bressan. “O que funcionará, de forma inédita, ao lado do Poupatempo é a praça de serviços da subprefeitura. Pela primeira vez será testado esse modelo de atuação conjunta entre órgãos do Estado e do Município”, acrescenta.
Quanto ao local da futura sede da subprefeitura, Bressan garante que será escolhido um imóvel na Lapa de Baixo. “Essa área precisa ser revitalizada. A instalação da sede administrativa da subprefeitura ajudará nessa recuperação”, avalia.
Já em relação ao Espaço Cultural Tendal, o novo endereço será um antigo imóvel de mias de 4 mil metros quadrados na Rua do Curtume, esquina com a Rua Guaicurus. “Um decreto do prefeito José Serra desapropriou esse prédio, que abrigará um novo espaço cultural. Ao contrário do Tendal, que funcionava sem vínculos formais com a pasta da Cultura, ele será um equipamento público inserido na política cultural do município”, assegura Bressan.
Assim que os decretos de Serra foram publicados no Diário Oficial, setores da comunidade reagiram imediatamente. Embora considerem importante para a Lapa e bairros vizinhos, como a Leopoldina, contarem com uma unidade do Poupatempo, várias vozes se queixaram de que a decisão sobre o local da praça de serviço não foi discutido publicamente. São artistas ou usuários do Tendal, como a geóloga lapena Ros Mari Zenha, que faz parte do Movimento em Defesa do Espaço Cultural Tendal da Lapa. “É inacreditável como as decisões do Poder Público são tomadas sem qualquer participação democrática Mais uma vez, estão impondo algo de cima para baixo, protesta Ros Mari.
O subprefeito rebate essas críticas afirmando que a decisão do local ideal para receber o Poupatempo foi absolutamente técnica. “Não se trata de imposição. Levou-se em conta aspectos como facilidade de acesso, tamanho da área disponível, entre outros”, sustenta Bressan, resslatando o fato de que o imóvel está próximo a uma estação de trem de corredor e terminal de ônibus urbano.
Ainda, segundo ele, o novo local das atividades culturais trará benefícios para a região. “Escolhemos um prédio antigo, bem característico da Lapa. Nesse trecho, a Rua do Curtume não tem sáida. Assim, é possível projetar-se um belo boulevard, que mudará radicalmente essa via pública, considerada insegura por aqueles que utilizam a passarala sobre a linha férrea.
De acordo com o decreto municipal, a Praça do Poupatempo da Lapa deverá estar funcionando num prazo de 180 dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA