Núcleo atende 127 crianças

0
985

Foto:

A coordenadora Maria Antonieta Cantalupo

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Instalado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Centro Social Coração de Maria é um exemplo de carinho e amor a pessoas carentes. O Núcleo Sócio-Educativo atende crianças de seis a 14 anos, que recebem acompanhamento escolar, aulas de coral, ensino de catequese, artesanato e educação para a cidadania. Dos 127 assistidos, 120 fazem parte do convênio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo (SAS). Outras sete são financiadas pelo próprio Centro Social.
A maioria dos atendidos estuda no período matutino nas Escolas Estaduais Reynaldo Porchat e Reinaldo Ribeiro e na EMEI Dilermano Dias dos Santos. As aulas no Coração de Maria acontecem entre 13 e 17h, como horário alternado da escola.
“O Núcleo quer acolher a criança, dando um local de referência, com o objetivo de evitar que ela fique desamparada na rua”, explica a coordenadora Maria Antonieta Cantalupo, que há oito anos está à frente da instituição.
Cerca de 90 alunos ainda desfrutam da oficina de informática, cuja sala com 10 computadores foi instalada em 6 de novembro de 2002, graças à doação conjunta do Rotary Club de São Paulo Lapa e do Rotary Club Bhawanigarh, da Índia. Na parte da manhã, cerca de 20 idosos também usam o espaço.

Outros projetos

Além do Núclo Sócio-Educativo, o Centro Social Coração de Maria ainda conta com o Clube de Mães, que auxilia gestantes, por meio de palestra de orientação e fornecimento de enxoval para o bebê. Também possui o Bazar da Pechincha, que vende roupas a preços acessíveis, cuja renda é destinada ao custeio dessas iniciativas.
O Centro ainda presta serviço odontológico, atendendo gratuitamente cerca de 600 pessoas por mês, principalmente crianças. O projeto Toca de São Francisco fornece alimentos para moradores de rua.
“Embora tenhamos o apoio do monsenhor Tarcísio Justino Loro, o comandante desta empreitada, precisamos sempre do auxílio da comunidade do bairro”, observa Antonieta, lembrando que a instituição precisa de doações de produtos perecíveis, como carne, peixe, frutas, legumes e verduras, que serão utilizadas para enriquecer o cardápio das crianças atendidas pelo Núcleo Sócio-Educativo, que já recebem produtos não-perecíveis da SAS.
Cestas básicas são necessárias para atender os excluídos assistidos pelos voluntários do Toca de São Francisco. O Bazar também precisa de roupas. “Além dessas necessidades, gostaríamos de voluntários de Educação Física para atender as crianças”, completou.
O Centro Social Coração de Maria fica na Rua Barão da Passagem, 971, Vila Leopoldina. Telefone 3832-9318.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA