O caos do mundo do cárcere no Tendal

0
246

Foto:

A peça traz uma releitura do massacre do Carandiru

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Quem sofre de problemas cardíacos ou síndrome de pânico não deve assistir à peça “Detenção”, que estréia na próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro, no Espaço Cultural Tendal da Lapa e ficará em cartaz por seis meses. A obra é interpretada pela Companhia dos Insights, com dramaturgia de Adriano Cypriano e direção de Maurício Lencastree. A peça, que abre a temporada do Tendal, é inspirado no massacre do Carandiru, ocorrida em 1992.
A obra é provocativa. O público fica dentro de um ambiente de cela, trazendo uma concepção interativa com a platéia, que vivenciará desde o momento de uma batida policial, passando pelo constrangimento de ser trancafiado com os atores, até o ponto crucial da peça: o massacre.
Desde 1993, quando foi criado e ensaiado no próprio Tendal, a montagem intitulava-se “Pavilhão”. Agora ganha o nome de “Detenção” e traz uma nova roupagem. A Cia Insights recebeu do ex-secretário Municipal da Cultura, Celso Frateschi, um convite para uma temporada no Centro Cultural São Paulo. Mas, de acordo com o diretor Lencastree, a escolha de reestrear no palco do Tendal foi providencial, por se tratar de um lugar rústico. “Nessa releitura, os 16 atores em cena mostram o quão é atual o tema. Fomos os precursores deste tema no teatro e procuramos nesta montagem se aproximar o mais possível da realidade. As cenas são fortes, e o público deve estar preparado”, avisa Lencastree, ressaltando que entre os atores estará o ex-protagonista da novela Chiquititas, Pierri Bitencourt.
O espetáculo “Detenção” será apresentado gratuitamente às sextas e sábados, às 21h. Apenas 50 lugares. Retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

G Dentenção. Estréia dia 21 de janeiro. Todas as sextas e sábados, às 21h. Grátis. Espaço Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 (Rua Constança, 72). Telefone 3862-1837. Reservas pelo telefone 9535-0730.

COMPARTILHE
Próximo artigoPRESTIGIO

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA