O som de uma época dourada

0
1023

Foto:

Projeto de Pieroni e Petrini traz para o palco MPB e história

EDUARDO FIORA

Para os quarentões e cinqüentões, um momento para recordar uma época de ouro. Já para os mais jovens, a oportunidade de saber um pouco mais sobre a música brasileira dos anos 50 e 60. Assim é a narrativa musical “Novas Bossas da Bossa Nova”, espetáculo que estará em cartaz no Espaço Cultural Tendal da Lapa na sexta-feira, 9. “Vamos apresentar um bate-papo sobre música e história, contextualizando a Bossa Nova, um dos mais significativos momentos da vida cultural do Brasil”, afirma Eraldo Pieroni, coordenador do projeto. “O pano de fundo começa nos anos dourados brasileiros, marcado pelo governo de Juscelino Kubitschek, passa pela agitada época da ditadura militar, e termina nos primeiros anos da década de 70, quando se firma um outro importante movimento de ruptura que foi o Tropicalismo”, acrescenta Pieroni, que é professor de História.
Nesse amplo contexto, a narrativa conta, por exemplo, o que foi o “Cinqüenta Anos em Cinco”, plano de desenvolvimento do presidente JK (1956-1961) e como Carlinhos Lyra, Roberto Menescal e João Gilberto levaram a batida do samba de morro e do chorinho para o violão. “Não podemos nos esquecer do talento de Tom Jobim, de Vinícuis de Moares e Baden Powell, que marcaram a Bossa Nova nos anos 60, influenciando uma nova geração que se firmaria posteriormente: Caetano Veloso, Gilberto Gil e toda a tropicália”, explica Pieroni.
A narrativa do professor é acompanhada pelo violão de voz do jovem Luiz Henrique Petrini, que ao descobrir a magia da musicalidade desse período relatado no show, passou a estudar o assunto. “Foi aí que encontrei Pieroni. Nascia, assim, a idéia desse projeto, que resgata uma época sem igual na música popular brasileira”, afirma Petrini.

Novas Bossas da Bossa Nova. Dia 9 de dezembro às 18h30. Espaço Cultural Tendal da Lapa. Rua Constança, 72. Mais informações 3862-1837

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA