Palestra

0
1067

O cirurgião dentista Nilson Roberto Armentano foi o convidado da última reunião do Rotary Club de São Paulo Jaguaré realizada na terça-feira, 7, no Clube Alto dos Pinheiros. Durante o encontro presidido por Pedro Gazzano, o especialista falou sobre a doença periodontal. Ele começou sua explanação definindo o que é periodontia. “Peri quer dizer tudo aquilo que está em volta do dente”, iniciou ele.
Segundo Armentano, a principal causa da doença periodontal é o biofilme dental, mais conhecido como placa bacteriana. “As bactérias vão adentrando o tecido, a gengivite (inflamação) se instala e a gengiva começa a sangrar. A doença começa com a perda de um pouco de osso e da superfície da raiz”.
Uma maneira de saber se a doença está se instalando é prestar atenção no aspecto da gengiva.”Quando a gengiva apresenta a cor rosa pálido e ausência de sangramento indica que está saudável, já a gengiva inflamada começa a apresentar aspecto ruim”, declarou ele, explicando que a evolução da doença periodontal é lenta e progressiva, levando a perda da sustentação do dente na boca.
O especialista destacou ainda que a melhor maneira de prevenção é com escovação e visitas periódicas ao dentista para retirada das placas de tártaro. “Mesmo após um tratamento, é preciso cuidar, removendo os cálculos e a sujeira. A gengiva gosta de raiz limpa”, concluiu o cirurgião.

MUDANÇAS

Durante a última reunião do Conselho Diretor, a estrutura dos encontros rotários foram alterados. “Todo mês teremos duas reuniões com palestras, uma de informações rotárias e uma de companheirismo”, explica Pedro Gazzano a divisão dos encontros.

CONFERÊNCIA

Os sócios do club do Jaguaré interessados em participar da Conferência Distrital que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de novembro, em Atibaia, devem preencher suas inscrições com Dulce Mara Romanin.

BENFEITORA

Rolf Herbert Ett é o novo presidente eleito da Sociedade Benfeitora Jaguaré. A eleição aconteceu no dia 31 de julho. Além de Ett, também foram eleitos o vice-presidente, Edno Rota; o 1º secretário, Renato Servilha; o 2ºsecretário Wagner Marcelo Sanches; Enio Marchesotti, como 1º tesoureiro; e Pedro Gazzano, como 2º tesoureiro. O presidente do Conselho Diretor é Isaías da Conceição Dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA