Para se afastar da bebida

0
930

Maria Isabel Coelho

Evite o primeiro gole. Essa é a mensagem que fica visível a quem entra em uma reunião de Alcoólicos Anônimos (AA) na sede do Parque Continental, nos encontros de terças e quintas-feiras, às 20h. Na sala, uma placa fixada na parede lembra que o alcoólatra que quiser parar ou estacionar, como eles mesmos gostam de dizer, tem que dar esse passo.
Ficar sóbrio é um desafio vencido a cada dia, por isso, evitar o primeiro gole é fundamental para que eles voltem a vida normal.
Nessas reuniões, as histórias contatadas são parecidas. Geralmente, são pessoas que chegaram ao fundo do poço e perderam tudo: família, emprego e até a dignidade por causa do álcool.
Dos testemunhos do Grupo Amor e Paz na última terça-feira, 14, Roberto, identificado apenas pelo primeiro nome para manter o anonimato, explica que o A.A. é uma irmandade de homens e mulheres com o objetivo de manter a sobriedade e ajudar as pessoas a se afastar da bebida. “ Vivemos um dia de cada vez”, esclarece ele, que a cada 24 horas sem a o álcool comemora uma vitória.
Assim como ele, Marcos, Mário, Ribamar e todos que participaram do encontro têm conhecimento que além de todos os males sociais como separação da família, brigas e mortes, o álcool leva à loucura, à falta de memória e, muitas vezes, a outras doenças graves como o câncer. “Essa é uma doença física, mental e espiritual. Um dia sai de casa para ir a um jantar de negócios e não retornei, pois estava embriagado. Tiive vergonha da minha família”, conta Roberto. “O alcoólatra tem sempre um álibi diferente: o pneu furou, o carro quebrou e assim vai, mas com o passar dos anos eles acabam. Um dia a família descobre tudo. A esposa ou o marido é quem busca ajuda. Mas no meu caso eu negava e dizia: não sou alcoólatra. Até o dia em que minha mulher colocou um folheto do A.A. na minha cabeceira, que dizia: você deve procurar o A.A.? Foi então que comecei a ler e notei que a situação tinha a ver comigo e fui procurar ajuda. O trabalho do A.A. só funciona se a própria pessoa quiser ajuda”.
O telefone da entidade atende 24horas a quem deseja buscar informação para ajudar um amigo ou parente e também para aqueles que querem se afastar do alcoól: 3315-9333

Alcoólicos Anônimos
Grupo Amor e Paz
Reuniões: terças e quintas-feiras, às 20h.
Rua Arão Adler, 91 – Pq. Continental .

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA