Parceria pelo Villas Bôas

0
1215

Foto:

Paulo Bressan recebe o Movimento na Subprefeitura da Lapa

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A presidenta do Movimento Popular de Vila Leopoldina, Gláucia Mendonça Prata, compareceu ao gabinete do secretário Municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, para falar sobre o Parque Villas Bôas, proposta da comunidade que seria instalado na área onde funcionava a Usina de Compostagem de Lixo.
Segundo Gláucia, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), pertencente à Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo (SSO), ainda não retirou o patrimônio e seus equipamentos no terreno de 54.374 metros quadrados para que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente conseguisse saber qual grau de contaminação a ser remediada no local para em seguida tomar providência e implementasse o parque.
Jorge respondeu que o passivo ambiental (avaliação e remediação da contaminação do solo) estaria por conta da SSO, que utilizou aquela área por 30 anos. “Além disso, a SSO tem mais recursos que a minha pasta para realizar uma ação completa no terreno, que é muito cara”, disse Jorge. Sem o passivo ambiental, o parque não poderá sair do papel. O secretário se comprometeu a marcar uma reunião com a SSO para discutir a questão.
A presidenta do Movimento Popular de Vila Leopoldina afirmou que a Cetesb (agência ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) pediu o passivo ambiental dentro de 60 dias – o prazo se esgotaria no início de abril. O Ministério Público também solicitou a avaliação ambiental.
Gláucia também exigiu o fim do transbordo, que causa sérios problemas aos moradores além do impacto ao meio ambiente. A Cetesb já solicitou em 24 de novembro que a Limpurb tomasse providência em criar sistemas de controle de poluição de ar, impedir que os caminhões entrem pela frente, lacrando a porta principal.

Subprefeitura

A presidenta do Movimento Popular de Vila Leopoldina também esteve com o subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, que se comprometeu como um parceiro pela causa. “Já dialoguei com Eduardo Jorge e estarei dialogando com as instâncias envolvidas para caminharmos juntos em busca do parque”, afirmou Bressan, ressaltando que o papel da Subprefeitura da Lapa neste momento é garantir que na esfera pública este processo avance. Segundo ele, a antiga área da usina e o novo parque não são de competência do subprefeito, pois a responsabilidade está nas mãos da Limpurb e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, mas prometeu estar ao lado da comunidade para instalar o Parque Villas Bôas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA