Pioneirismo na formação de professores

0
932

Foto:

Ítalo Del Monte e Terezinha Sebestyian Rocha

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

A Coordenadoria de Educação da Subprefeitura da Lapa lançou no início deste ano letivo um programa de formação de educadores diferenciado nas seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Educação para Jovens Adultos (EJA) dos seis distritos da região. O programa foi formado pelo coordenador de Educação da Lapa, Ítalo Del Monte, juntamente com a diretora pedagógica Terezinha Sebestyian Rocha, com o intuito de atender aos eixos de inclusão social, democratização, qualidade social da educação, e principalmente, à permanência da formação, sem interferir na rotina escolar. A iniciativa só existe na Subprefeitura da Lapa.
“Estas formações têm como foco o ambiente de cada escola, remetendo-se à realidade em que se encontra o professor e o aluno, permitindo um acompanhamento de perto dos conflitos existentes no interior da instituição de ensino”, explica a diretora. A formação de educadores é feita a cada 40 dias e, durante a formação, paralelamente, os alunos participam de atividades multidisciplinares com oficinas de capoeira, artes plásticas, dança, teatro, música, rappel, meio ambiente, além de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/AIDS).
“O objetivo é manter o aluno dentro da instituição de ensino sem alterar o calendário escolar”, afirma Del Monte. A proposta da Formação de Educadores do EMEF e EJA tem dois eixos principais: a alfabetização, o letramento e a metodologia enquanto ferramentas do trabalho docente. Del Monte lembra que o programa abrange todos os funcionários, incluindo agentes escolares e as equipes técnica, docente e de apoio.
Segundo o coordenador, o programa segue as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e tem como base os princípios do educador Paulo Freire. “A idéia é possibilitar aos educadores uma reflexão sobre as suas práticas didáticas, transformando os conceitos já existentes, para uma linha pedagógica mais humanista, ligada à cidadania e, por fim, para a educação transformadora e libertadora”, finaliza.
A partir do segundo semestre, a Coordenadoria de Educação da Subprefeitura da Lapa convida todos os pais e comunidade para participarem do programa de formação. As duas escolas do bairro da Lapa, que fazem parte do programa, são: Ministro Aníbal Freire, localizada na Rua Airosa, 100, Vila Ribeiro de Barros e Dilermando Dias dos Santos, que fica na Rua Paulo Franco, 815, Vila Hamburguesa. Para os voluntários que desejarem apresentar oficinas aos alunos, as inscrições estão abertas na Coordenadoria de Educação, situada na Rua Catão, 611. Telefone 3873-9019.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA