Polícia trabalha na prevenção

0
1114

Foto:

Os policiais Gilberto, Rosângela, Luciana, Nelson, Fausto e Pomilio trabalham no Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado pela Policia Militar, faz parte da iniciativa do governo do Estado em agir na prevenção à violência. Na Lapa, o 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana tem o maior número de instrutores, que visitam escolas e instituições comunitárias para conscientizar crianças e adolescentes sobre a dependência química. O programa começou na Polícia de Los Angeles (EUA), em 1983.
“Não adianta somente a repressão. Aprendemos que unindo os esforços da polícia, família e escola podemos conseguir resultados mais efetivos no combate à violência, que tem sua origem principal no uso de álcool e entorpecentes”, explica o tenente Robinson Pomilio, que foi um dos 30 oficiais que se formaram na primeira turma do Proerd, na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, em 1993. Atualmente Pomilio coordena os trabalhos com 14 instrutores do 4º BPM/M, juntamente com o tenente Nelson Modesto da Silva.
Pomilio afirmou que 12 mil crianças e adolescentes se formam anualmente na região do batalhão. Todos recebem um certificado de que participaram do curso. Na sua avaliação, a semente plantada principalmente nos alunos de 4º série auxiliam inclusive o relacionamento familiar e escolar. Cada instrutor dá cinco aulas diárias durante seis meses numa determinada escola. Apenas um instrutor fica responsável por uma turma de estudantes. “Desta maneira, o laço entre o policial e o aluno fica mais estreito e o respeito ao programa, a compreensão das nossas intenções e a credibilidade na polícia aumentam consideravelmente”, disse o tenente.
Num primeiro momento, a farda assusta. Mas, com a convivência semanal, as crianças e os pais começam a auxiliar na aprendizagem. Durante o Proerd, o aluno é incentivado a participar da vida comunitária, como clubes e escoteiros, grupos religiosos. Depois de 17 lições, o aluno melhora o seu relacionamento interpessoal e sua auto-estima, inclusive porque as aulas são dinâmicas, com teatro, imaginação, seguindo métodos de construtivismo e também aspectos do ensino tradicional. “Falamos sobre estresse, tensão e problemas de todos os tipos, sempre discutindo o que chamamos de triângulo da prevenção: escola, polícia e família”, observa Pomilio.
Os instrutores acreditam que boa parte dos alunos acata as orientações do Proerd. “Infelizmente, não podemos afirmar que 100% das crianças estão salvas do vício, já que temos de levar em consideração a tendência biológica, fatores sociais e a motivação psicológica de cada um. Temos certeza, porém, de que estamos no caminho certo e com a ajuda das famílias e a comunidade vamos vencer a violência provocada pelas drogas”, reitera Pomilio.
Para ele, o crack e a heroína são os entorpecentes mais perigosos, mas a dependência ao álcool é o que mais preocupa os policiais, já que a bebida é uma droga lícita que provoca constantemente acidentes de trânsito e agressões físicas em bares. Quem quiser mais informações sobre o Proerd ou pedir uma palestra sobre o curso em condomínios, clubes e sociedades amigos de bairro, pode entrar em contato com o 4º BPM/M, pelos telefones 3834-6730 e 3834-2411, ou pelo e-mail 4bpmmp5@polmil.sp.gov.br. O 4º BPM/M fica na Rua Tomé de Souza, 1420.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA