Prefeita lançará programa

0
904

Foto:

Adaucto José Durigan, Selma Santos e Nelson Bedin explicam o projeto

No 5º Baile da Terceira Idade, a prefeita Marta Suplicy lançará o Programa Vida Plena na Melhor Idade, da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa. São esperados mais de dois mil idosos na quarta-feira, dia 3 de dezembro, no Olympia, a partir das 15h. O baile será animado pela Banda Saint Paul. Lanche, água e refrigerante gratuitos. Necessário convite antecipado.
O Vida Plena na Melhor Idade quer realizar atividades intersetoriais para garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas a partir dos 40 anos, que estão envelhecendo. Com exceção do Jaguaré, os cinco distritos da Subprefeitura da Lapa possuem 20% de sua população acima de 60 anos. “A idéia é unir todas as atividades existentes e ainda propor novas diretrizes para uma política pública, destinada a esta faixa etária”, explica a coordenadora de Saúde da Lapa, Selma Maria de Paiva Santos.
Para promover as ações conjuntas nas áreas de cultura, lazer, esportes, assistência social, educação e saúde, a Subprefeitura firmou parcerias com a PUC/SP, Faculdades Integradas Rio Branco, Unip, Uninove, Universidade Mogi das Cruzes, Sesc Pompéia, ACM-Lapa, Hospital Metropolitano, Movimento Pró Idosos (Mopi), Supermercados Barateiro e Agenda 21 – Rede da Lapa.
O Vida Plena na Melhor Idade se divide em quatro projetos. O “Vivendo o Limiar” é uma forma de preparar a pessoa para o envelhecimento, como a aposentadoria, orientação jurídica, habilitação em informática, educação formal, entre outras atividades.
O segundo aspecto é o “Vivendo a Velhice com Saúde”, um projeto de auto-estima e promoção da saúde, com atividades lúdicas, lazer, bailes e chás culturais. No projeto, também se encontra a atenção hospitalar e domiciliar. A terceira proposta é o “Vivendo a Velhice com Dignidade”, um projeto de médio prazo mais complexo, pois considera questões de moradia e renda para os idosos.
A Vila Ipojuca e Vila Jaguara estão contempladas no Programa de Atendimento ao Acamado, principalmente os idosos. O trabalho de assistência beneficia perto de 100 pessoas em cada um dos dois bairros. Selma reconheceu que faltam recursos humanos para dar conta de toda a demanda de pacientes. Seu assessor, o geriatra Nelson Bedin, afirma, no entanto, ser necessário agir na prevenção para que as pessoas não fiquem doentes. “O ´Vida Plena na Melhor Idade´ prevê uma série de atividades para que o cidadão tenha condições de se cuidar, evitando a doença”, disse Bedin.
O geriatra também disse que o Posto de Atendimento Médico da Lapa (PAM-Lapa), que fica na Rua Roma, 466, terá um Núcleo de Atenção ao Idoso, um dos cinco instalados na cidade. Lá, haverá uma orientação sistemática para atender os membros da terceira idade das regiões de Lapa, Pinheiros, Freguesia do Ó, Butantã e Pirituba. A Subprefeitura da Lapa convida entidades para firmar novas parcerias. Quem quiser participar pode ligar para 3864-7920 ou à Coordenadoria de Saúde pelo telefone 3675-5585.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA