Prefeito entrega Centro de Inspeção Jaguaré

0
770

O Prefeito Gilberto Kassab inaugurou o primeiro Centro de Inspeção Veicular da Cidade, na última quarta-feira, 30, na avenida Engenheiro Billings (2050), no Jaguaré. A abertura do posto contou com a presença do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e do secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, do presidente da empresa Controlar, vencedora da licitação do serviço na Parceria-Público-Privada, Ivan Pio Azevedo, além do deputado Fábio Feldman e da Subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf, entre as autoridades.
Na primeira fase do Programa Ambiental de Inspeção Veicular, o Centro de Inspeção Jaguaré irá atender somente os veículos a diesel.

Poluição

Até setembro outros seis centros entrarão em funcionamento para inspecionar toda a frota de cerca de 300 mil veículos diesel cadastrados na cidade. Em 2009 serão 35 postos de inspeção. “Com o Programa, espera-se reduzir em 30% a carga de poluentes emitida por veículos automotores. Trafegar com o veículo regulado significa contribuir para a melhoria da qualidade do ar e diminuir gastos com problemas respiratórios decorrentes da inalação destes poluentes”, afirmou Kassab.
Segundo o secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, em dias de alta contaminação do ar, o risco de morte por doenças respiratórias ou cardiovasculares aumenta de 12% a 17%, e as internações até 25%. “Os mais atingidos são idosos e crianças. A implantação da inspeção veicular deve melhorar este quadro”, declarou Eduardo Jorge.

Inspeção será obrigatória

Além da frota a diesel, parte da frota movida a álcool, gasolina e gás também será inspecionada este ano. Os donos de veículos detectados pelo sensoriamento remoto, como o que foi feito na Rua Aurélio na última semana, que estiverem poluindo acima dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) serão chamados por carta, para fazer a inspeção ainda em 2008. Quem não passar pelo serviço ficará impedido de licenciar o seu veículo e estará sujeito a multa de R$ 550,00.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA