PRESIDENTE DA FIESP CRITICA ECONOMIA

0
699

Foto:

Associados do Ciesp - Distrital Oeste acompanharam a palestra de Horácio Lafer Piva

Empresários da região tiveram a oportunidade de conhecer as idéias do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Horácio Lafer Piva. O encontro aconteceu no dia 9 de setembro, no Centro de Convenções Pompéia. Piva voltou a reclamar das taxas de juros Selic estabelecidas pelo governo – atualmente na casa dos 22% anuais e consideradas as mais altas do mundo.
Também criticou a proposta de Reforma Tributária, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Para ele, a carga dos impostos vai onerar ainda mais a produção industrial, já que existe um excesso de poder do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e também um risco de aumento de tributos. De acordo com o empresário, pela proposta do governo, continua o efeito cascata dos impostos, como no caso da Contribuição para Fim Social (Cofins), e permanece a vigência da guerra fiscal entre os Estados.
“Nossa esperança será a votação no Senado, onde acreditamos que o texto da reforma seja modificado”, ressalta o presidente da Fiesp/Ciesp, afirmando que o momento ainda é de incertezas no cenário econômico. Piva também teme o aumento da informalidade na economia brasileira, que complica a competitividade, causando inadimplência e sonegação.
Também se preocupa com a invasão de terras no campo e nas cidades, pois os membros desses movimentos “estão testando” o governo, segundo ele. Ainda reclamou da falta de uma política industrial para o Brasil. Elogiou, no entanto, a aprovação da Reforma da Previdência e a pessoa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele “veio do Senai”.
O empresário, que representa as indústrias paulistas, disse ser necessário aguardar os próximos três meses para verificar como se comporta a economia, com a tendência de queda de juros. Otimista, o presidente da Fiesp/Ciesp acredita no futuro do país por causa da potencialidade no investimento na infra-estrutura.
Daqui a um ano, haverá eleições para a diretoria da Fiesp/Ciesp. Durante a reunião da última terça-feira, Horácio Lafer Piva apresentou seu candidato, o atual presidente do Senai-SP, Cláudio Vaz. O candidato disse pretender continuar no avanço da atual gestão, inclusive afirmando que a próxima diretoria da entidade precisa ter a capacidade de aperfeiçoar continuamente.
O presidente da Ciesp – Distrital Oeste, Edison Cunha de Almeida, finalizou o evento, afirmando que a participação das 330 indústrias da região é muito importante para novas conquistas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA