Prevenção à dengue neste verão chuvoso

0
790

Foto:

Hoffmann: intensificar cuidados com a dengue

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Os agentes da Subprefeitura da Lapa estarão no Terminal da Barra Funda para conscientizar a população sobre os riscos da dengue neste verão chuvoso. O objetivo é que os moradores evitem locais apropriados para o criadouro de larvas do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Em toda a região da Lapa, cerca de 50 agentes de controles de Zoonoses trabalharão na orientação, com folhetos, cartazes e panfletos. Segundo o engenheiro agrônomo da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis-Lapa) da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa, José Ricardo Ribeito Hoffmann, embora o período de altas temperaturas e maior umidade – como ocorre nesta época do ano -, seja mais propícia para o aumento da incidência do Aedes Aegypti, o controle da doença é rotineiro por parte dos agentes. “Sempre estamos em alerta com a ocorrência de locais com água limpa parada, onde fica o nascedouro do mosquito transmissor da dengue”, esclarece Hoffmann, ressaltando que os órgãos de saúde de São Paulo também estão preocupados com a volta do feriado de Carnaval por parte dos turistas.
O engenheiro agrônomo afirmou que se as pessoas sentirem forte dores de cabeça, apatia, falta de disposição e dores no retrorbicular (atrás do olho), deve procurar rapidamente uma unidade de saúde. “A pessoa não devem ingerir Ácido Acetil Salcídrico (AAS), próprio para gripe”, orienta.
A Coordenadoria de Saúde da Lapa também vai relembrar os moradores da região sobre a importância da parceria entre a população e o poder público, que conseguiu reduzir em 98,7% o número de casos de dengue originários na cidade, em comparação com o ano de 2003. Dos 1.503 casos registrados em 2003, 760 foram autóctones (pessoas infectadas pelo mosquito na própria cidade), contra 743 de pessoas que se infectaram em outras localidades. Em 2004, foram verificados 10 casos de pessoas infectadas na cidade, contra 82 casos de pessoas infectadas fora de São Paulo. Nos seis distritos da Subprefeitura da Lapa, não foram registrados casos autóctones da doença no ano passado, contra 120 notificados em 2003.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA