Programa abre escola para a comunidade

0
873

Foto:

Ana Silvina Bassoi explica o programa para os educadores da Lapa

As 16 escolas estaduais do bairro abrirão suas portas a partir deste final de semana para a comunidade lapeana. O Programa Escola da Família, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unesco (órgão responsável pela área de cultura das Nações Unidas) e o Instituto Ayrton Senna, pretende promover atividades culturais, esportivas e pedagógicas durante os finais de semana. Antes, existia o Programa Parceiros do Futuro, onde o diretor poderia aderir para realizar alguma ação com voluntários e um monitor em cada escola. Agora, todas instituições de ensino são obrigadas a abrir suas portas para os interessados.
Nas 16 escolas estaduais – Anhangüera, Alexandre Von Humboldt, Alfredo Paulino, Cefam da Lapa, Edmundo de Carvalho, Emiliano Augusto Cavalcanti de Melo, Guilherme Kuhlmann, José Monteiro Boanova, EE da Lapa, Manuel Ciridião Buarque, Marina Cerqueira César, Pereira Barreto, Romeu de Moraes, Reinaldo Ribeiro da Silva, Reynaldo Porchat e Thomaz Galhardo -, haverá 49 bolsistas universitários, 16 educadores e um coordenador de área, abrangendo um universo de quase 15 mil alunos. A novidade desta iniciativa é que os universitários terão suas mensalidades pagas pela Unesco e pela faculdade até o valor de R$ 534,00, para trabalharem livremente nos finais de semana com as famílias dos alunos e ainda com os moradores.
O Instituto Ayrton Senna entra com o material de apoio, seguindo seu Projeto Superação Jovem, uma espécie de um game, onde o aluno aprende a se valorizar para se inserir na sociedade e no mundo do trabalho. “Para o Instituto Ayrton Senna, o jovem é a solução, revertendo nossa visão de que o estudante é um problema”, explica Ana Silvina Bassoi, coordenadora-geral do projeto na Diretoria de Ensino Centro-Oeste, salientando que o Escola da Família não gastou verba pública. Ela conta que o quadro de profissionais no bairro já está completo.
O programa foi apresentado no dia 16 de agosto na Escola João Cruz Costa, que fica dentro da favela Jaguaré. Nas escolas, haverá curso de alfabetização para adultos, futebol, capoeira, dança de rua e reforço escolar, além de sugestões da comunidade queira. “Temos cursos de geração de negócios, como cabeleireiro, padaria artesanal, entre outros”, destaca Ana.
O Escola da Família será lançado no Estado de São Paulo oficialmente neste sábado, com a expectativa de que o governador Geraldo Alckmin esteja presente na Escola Estadual Reinaldo Ribeiro da Silva, a partir das 9h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA