Programas prometem inclusão social

0
899

As praças e áreas verdes da região da Subprefeitura da Lapa vão ganhar zeladores. A medida faz parte do Programa “Zeladoria de Praças” lançado na última quarta-feira (20) pelas secretarias do Verde do Meio Ambiente, do Trabalho e de Coordenação das Subprefeituras, no Centro Cultural São Paulo.
Segundo a assessoria da Prefeitura, o programa é resultado de uma pesquisa onde foi identificado que a falta de conservação das áreas públicas da cidade afasta moradores e motiva a depredação de equipamentos de utilidade pública, além de tornar as áreas depósito de lixo.
O Programa prevê a capacitação de um total de 340 moradores de rua, sendo que 40 deles para a região da Sub Lapa. A iniciativa é uma antiga reivindicação da comunidade. A capacitação de 80 horas, quatro horas por dia, será feita pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Neotrópica, com noções de cidadania, manutenção de vegetação e contato com o público. Esses moradores de rua serão beneficiados com um auxílio mensal de R$ 435,75 por participarem do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho. O contrato terá três meses de duração, com possibilidade de renovação. A seleção dos bolsistas foi feita pelas subprefeituras, dando preferência a moradores do entorno das praças e áreas verdes que tivessem, se possível, alguma experiência de trabalho com a terra.
Trata-se de mais uma tentativa de incluir via trabalho e renda. No início da gestão Serra, a prefeitura procurou capacitar moradores de rua como mão-de-obra para o programa de reforma das calçadas públicas. Tal iniciativa na região da Lapa não prosperou.
Em outra frente de inclusão centrada na Vila Leopoldina, o vereador José Police Neto, o Netinho (PSDB), trabalha para fechar um acordo um acordo entre governo e iniciativa privada para por fim ao problema dos caixeiros que atuam informalmente nas calçadas da região. “Conversei com o presidente da Ceagesp (Rubens Boffino) que liberou o muro da Rua Xavier Kraus para grafitagem. Ao mesmo tempo tenho conversado com empresários da construção civil para fechar um acordo para absorção de mão-de-bra. Ou seja, os caixeiros trabalhariam como operários”, afirma explica Netinho. Recentemente, a subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf, cogitou iniciar uma ação que seguia nessa mesma linha proposta pelo vereador tucano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA