Projeto de alfabetização voluntária

0
915

Foto:

Coordenadores voluntários do projeto

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Alfabetizar jovens e adultos carentes com trabalho voluntário. É assim que há três anos o Projeto “Ilha de Vera Cruz” surgiu mo Ensino Médio da Escola Vera Cruz. O objetivo da escola particular é alfabetizar gratuitamente a comunidade carente no seu entorno.
Construída num anexo de material reciclado, instalada no estacionamento da escola, a iniciativa se tornou uma unidade de responsabilidade social da instituição. São atendidos cerca de 178 alunos entre alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA – antigo supletivo), que utilizam toda a estrutura da escola, incluindo quadras poliesportivas, biblioteca multimídia, e sala de informática.
As aulas são no período noturno das 19 às 22h, quando a escola fica ociosa. Os alunos recebem todo material didático, livros de alfabetização, Atlas e dicionários. Os cursos são divididos por módulos e podem ser concluídos em até dois anos e meio.
Para a coordenadora de voluntários e de captação de recursos do projeto, Vera Boemer Philip, o “Ilha de Vera Cruz” cresceu principalmente pelo trabalho dos voluntários. “Formamos uma equipe de 108 voluntários, entre professores que são licenciados, auxiliares recreativos, profissionais liberais, ex-alunos e professores”, afirma a coordenadora, salientando que todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Segundo Vera, a maioria dos alunos que participa do projeto é oriunda de comunidades carentes perto da escola, como a Caixaria, os funcionários do Ceagesp e Correios, além de moradores dos bairros de Boaçava, Vila Leopoldina e Pinheiros. “Procuramos receber os filhos desses alunos. Aqui eles ficam em salas recreativas enquanto seus pais estudam. É uma forma de incentivar o estudo dessas pessoas, que não têm com quem deixar seus filhos”, ressalta. A coordenadora disse que são atendidas crianças até sete anos, durante o período de aula.
Vera conta com parcerias importantes, como o Instituto Alana, Banco Itáu, Padaria Letícia, entre outros. “A sustentabilidade é a garantia de qualidade de ensino. Sem os parceiros e o trabalho voluntário, o projeto não teria sequer começado”, declara.
As inscrições para as aulas do próximo ano estão abertas. Para participar, o aluno deve ter acima de 18 anos de idade e preencher um cadastro, na própria escola. O curso é gratuito. Para participar do projeto como voluntário, basta ir à unidade da Escola Vera Cruz , na Vila Leopoldina, e preencher a ficha de inscrição, ou através do site www.veracruz.g12.br e acessar o link “Ilha de Vera Cruz” ou “Seja Voluntário”. Todos que participarem ganham o Certificado de Voluntário. A Escola Vera Cruz fica na Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina. Telefone 3833-9544.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA